Sem Inteligência Artificial, executivos dizem que negócios podem fechar

Relatório divulgado pela Accenture afirma que executivos de alto escalão sabem que IA precisa ser escalada, mas maioria ainda luta para isto

Author Photo
5:30 pm - 25 de novembro de 2019
inteligência artificial inteligência artificial

Uma pesquisa da Accenture aponta que três em cada quatro executivos de alto escalão acreditam que, sem escalar a inteligência artificial (IA) nos próximos cinco anos, seus negócios correm o risco de fechar completamente.

A amostra foi coletada de um estudo realizado com 1.500 executivos de empresas de 16 setores em 12 países. Do Brasil, 115 empresas participaram. O objetivo foi determinar até que ponto a IA auxilia a estratégia de negócios.

Para 84% dos executivos de alto escalão entrevistados, a IA precisa ser escalada para alcançar seus objetivos de crescimento. Eles enxergam a tecnologia como um facilitador para prioridades estratégias.

estudo accenture inteligencia artificial

Na média global, por outro lado, 76% dos executivos dizem que têm dificuldade em escalar a tecnologia; a média brasileira é de 63%.

O número é preocupante, considerando que a maioria dos executivos acreditam que, se não escalarem a IA nos próximos cinco anos, seus negócios correm o risco de fechar completamente. Na média global, o número correspondente a este parâmetro é de 75%, contra 74% da média brasileira.

Fatores para o sucesso com IA

A pesquisa ainda revelou três fatores considerados críticos para a implementação de inteligência artificial nas empresas.

1. IA intencional: implementar a IA com sucesso significa ter mais sucesso em iniciativas do que concorrentes. Estas empresas são 65% mais propensas a relatar um cronograma de um a dois anos para passar do piloto para a escala.

Isto também significa que, apesar de alcançarem mais resultados, elas têm menos gastos. Na amostra, ficou claro também que as estratégias não se diferem entre empresas de tamanhos variados.

2. O ruído de dados: gerir um grande volume de dados também pode ser um problema. As líderes em implementação de IA eliminam o “barulho” que estes dados fazem. Isto significa adotar uma melhor estrutura e gerenciamento de dados, com um conjunto maior e mais preciso de dados internos e externos integrados.

Também são citadas ferramentas de IA “certas” neste gerenciamento; tais como utilização de nuvem, uso de engenharia/ciência de dados e análises.

3. IA como esporte de equipe: escalar a IA exige mudanças em toda a organização. Também significa ter equipes com apoio da liderança para garantir o alinhamento com a visão estratégica da empresa.

As líderes em implementação da tecnologia geralmente têm um gestor de inteligência artificial, dados ou analytics. Os cargos, normalmente, são de cientistas e modeladores de dados; engenheiros de machine learning, dados e IA, entre outros.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.