Seja único para o seu cliente, aconselha Alfredo Soares, guru de vendas

Olhar das empresas deve estar voltado para o consumidor sempre, indicou o empreendedor durante o RD Summit

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11:57 am - 07 de novembro de 2019

Um dos temas mais citados no RD Summit 2019 até o momento foi o foco no cliente. A verdade, no entanto, é que poucas empresas conquistaram esse status e ainda precisam percorrer uma longa maratona para chegar lá. O guru de vendas, Alfredo Soares, head global de SMB da Vtext, alertou no evento que para isso companhias não devem ser únicas nos seus setores, mas, sim, únicas para os seus clientes.

“As 500 empresas mais valiosas do mundo têm três características em comum: solucionam problemas de forma clara, são marcas desejadas e não têm fornecedores ou clientes: têm ecossistemas”, sintetizou Soares.

A demanda por tornar o cliente único vem do próprio consumidor, que se transformou no omniconsumidor. “Hoje, mais importante do que vender um produto ou serviço, é vital saber para quem”, aconselhou. Segundo ele, as empresas devem pensar nessa premissa ao criar canais diretos de vendas. “Os negócios mais valiosos do mundo não são feitos para ter 1 milhão de clientes, mas 100 mil clientes que compram cem vezes”, sentenciou.

Aprendizados

Empreendedor com mais de dez anos de experiência em vendas e marketing, Soares é hoje um dos principais especialistas e referências em e-commerce e vendas do Brasil. Aos 26 anos, fundou a Xtech Commerce, que, em três anos, transacionou mais de 547 milhões de reais em vendas. A empresa foi adquirida pela Vtex em 2017.

Com essa bagagem, além dos aprendizados voltados para o foco no cliente, Soares também fala com propriedade das lições aprendidas no mundo do empreendedorismo. Confira a seguir:

1. Empreender não é profissão

Segundo Soares, ser empreendedor é ser pró-ativo e entender que a oportunidade nasce do caos. “Há pessoas que são administradoras. Nem sempre estamos empreendedor e precisamos criar mentalidade para estar empreendedor a maior parte do tempo.”

2. Pensamento não gera fluxo de caixa

Soares recomenda que pessoas e empresas valorizem a ação em vez do pensamento.

3. Todo mundo é vendedor

Mas para que essa premissa funcione é importante criar uma cultura de vendas. O bom vendedor, revelou, reúne empatia, disciplina, curiosidade e paixão pelo que faz. “Não são tiradores de pedido. São aqueles que fidelizam o cliente e criam relacionamento. Quanto mais criamos relacionamento, mais conseguimos converter”, indicou.

4. Não existem grandes sacadas

Sabe o momento Eureka? Pode esquecer. Segundo Soares, as grandes sacadas são a junção de microideias, que conseguem escalar. Por isso, recomendou, atenção aos pequenos detalhes. “As grandes ideias estão neles.”

5. No mundo digital, não existe ‘eu acho’, existe métrica

A venda é matemática. Os grandes gestores de vendas não são os melhores vendedores de antes. São engenheiros e pessoas que dominam métricas. Não é questão de controle, é de insights para gerar decisões inteligentes. “Muitas vezes vemos gestor apagando incêndio, quando, na verdade, seu papel é estratégico.”

6. Nosso maior concorrente é nossa mente

“Como empreendedor, existe inquietude, e temos nossa cabeça como concorrente. Quando estamos indo bem, damos um jeito de blindar nosso cérebro. É preciso acabar com isso”, observou ele.

*A jornalista viajou a Florianópolis a convite da Resultados Digitais

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