Seis tendências que podem impulsionar o metaverso em curto prazo 

Gartner indica que jogos, espaços virtuais e tokenização, entre outros, podem levar à expansão do metaverso

Author Photo
6:34 pm - 26 de setembro de 2022
Metaverso

Dados de uma pesquisa recente do Gartner indicam seis tendências que podem impulsionar o uso de metaverso pelas empresas. Segundo a consultoria, a adoção em larga escala das tecnologias do metaverso ainda deva levar cerca de 10 anos, mas algumas organizações já o aproveitam na integração de funcionários, capacitação de vendas, ensino superior, treinamento médico e militar e experiências de compras imersivas.

Segundo Marty Resnick, analista e vice-presidente do Gartner, essas tendências também dependem de casos de uso comprovados e resultados de negócios. E os investimentos de longo prazo é que realmente poderão gerar disrupções para a indústria.

“Use esse tempo para aprender, explorar e se preparar para um metaverso com implementação limitada”, aconselha Resnick. “Revise estas seis tendências para oportunidades que podem beneficiar sua organização.”

Apesar do hype sobre o tema, o Gartner diz que a adoção de tendências e tecnologias ligadas ao metaverso ainda é incipiente. E recomenda cautela ao apostar em um metaverso específico, pois é muito cedo para determinar quais serão os ambientes viáveis a longo prazo. Riscos éticos, financeiros e reputacionais não são totalmente conhecidos, alerta.

1. Jogos

O metaverso usará tecnologias de jogos, com metodologias, ferramentas de desenvolvimento e até mesmo teorias para criar experiências de simulações de entretenimento e treinamento. As empresas criarão “serious games” (jogos sérios, em tradução literal), utilizando as tecnologias, experiências e narrativas de jogos, para treinamento e simulação de tarefas e funções específicas de trabalho.

O Gartner prevê que, até 2025, o mercado de “jogos sérios” crescerá 25%, devido ao impacto das tecnologias do metaverso.

2. Humanos digitais

Humanos digitais são representações interativas orientadas por inteligência artificial (IA). Possuem algumas características, personalidade, conhecimento e mentalidade de um humano, e são normalmente representados como gêmeos digitais, avatares digitais, robôs humanoides ou interfaces de usuário conversacionais. Podem interpretar fala, gestos e imagens e gerar fala, tom e linguagem corporal.

Segundo o Gartner, algumas organizações estão planejando usar humanos digitais para atuar como agentes identificados em ambientes de metaversos para atendimento ao cliente, suporte, vendas e outras interações com consumidores atuais e potenciais. O Gartner prevê que, até 2027, a maioria dos líderes de marketing de empresas B2C terão orçamento dedicado para humanos digitais em experiências de metaverso.

3. Espaços virtuais

Um espaço virtual (ou mundo virtual) é um ambiente gerado por computador onde grupos de pessoas se reúnem usando avatares pessoais ou hologramas. Tais ambientes envolvem múltiplos sentidos e proporcionam aos participantes a capacidade de imergir e interagir. Podem ser utilizados para aumentar o alcance de clientes que não podem ou não querem participar de compromissos pessoais, ser alternativas de viagem ou permitir a colaboração entre a equipe.

O Gartner prevê que até 2025, 10% dos trabalhadores usarão regularmente espaços virtuais (em atividades como vendas, integração, equipes remotas), contra 1% em 2022.

4. Experiências compartilhadas

Uma experiência compartilhada reúne um grupo de pessoas em um espaço virtual e aplicativos imersivos. Permitirá oportunidades de conhecer, colaborar, interagir, participar ou partilhar vivências entre aplicativos, eventos e serviços do consumidor, diz o Gartner, e nesse sentido democratizará experiências imersivas.

Segundo o Gartner, até 2028, 10% dos eventos públicos (como esportes e artes cênicas) oferecerão participação também nesses ambientes.

5. Ativos tokenizados

Segundo o Gartner, ativos tokenizados oferecem novos modelos de negócios para criadores de conteúdo. A maioria usará tecnologias de token não fungíveis (NFTs). Recursos e funcionalidades habilitados pelo metaverso inspirarão outras maneiras de monetizar produtos e serviços virtuais e adquirir bens físicos (do mundo real).

O Gartner prevê que, até 2027, 25% das organizações de varejo com presença de comércio eletrônico terão concluído pelo menos uma prova de conceito para ativos tokenizados.

6. Computação espacial

Combina objetos físicos e digitais para aprimorar digitalmente ambientes reais. Isso permite que as organizações tirem mais proveito dos ativos físicos e digitais, revisitando informações digitalizadas e conteúdos “invisíveis” relacionados e ancorados a pessoas, lugares e coisas. Por exemplo, o conteúdo digital pode aumentar objetos ou ambientes físicos, como colorização digital de estátuas gregas e romanas ou informações adicionais sobre produtos ou coisas.

O Gartner prevê que, em 2026, a segunda e a terceira iterações de óculos de computação espacial chegarão, criando uma experiência de metaverso mais abrangente conectada ao mundo físico.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.