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Segurança dentro e fora das pistas: Ferrari protege ambiente corporativo

Presente nos campeonatos mundiais de Fórmula 1 desde 1950, a Ferrari é uma das mais admiradas pelos seguidores do esporte. Para se destacar, a escuderia investe pesado em tecnologia, uso de dados e análises. O arsenal é, sem dúvidas, seu diferencial competitivo. Para se ter uma ideia, durante um fim de semana de corrida, são coletados mais de 60 GB de dados por carro, que geram várias simulações em tempo real, ajudando os pilotos em suas decisões.

No quesito tecnologia, um dos fortes pilares da Ferrari é a segurança da informação, revela Alessandro Sala, chefe de TI, segurança e conformidade da Ferrari. Segundo ele, da mesma forma que a escuderia se sofistica a cada temporada, os cibercriminosos também. Por isso, todo cuidado é pouco.

De sua mundialmente famosa fábrica em Maranello, Itália, aos circuitos da F1 ao redor do mundo, mais de 5 mil endpoints e sistemas globais da Ferrari são protegidos pela Kaspersky. “Segurança dentro e fora das pistas é nosso lema. Entendemos que senhas podem ser quebradas e investimos em conscientização dos funcionários e tecnologias”, sintetiza Sala.

Além de blindar áreas tradicionais da tecnologia da empresa, como os endpoints, o sistema de gestão empresarial e o PLM (gerenciamento do ciclo de vida de produtos), a Kaspersky também trabalha com a Ferrari para proteger seu mundo digital de diversas maneiras.

As iniciativas incluem verificação sob demanda dos PCs com impacto mínimo sobre o desempenho, proteção dos sistemas de tecnologia operacional e confidencialidade completa dos relatórios.

Para um futuro próximo, a Ferrari espera fortalecer a parceria de dez anos que mantém com a Kaspersky. Há potencial para reforçar a proteção da tecnologia operacional ou na área de treinamento, indicam as empresas.

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