Seguralta desenvolve superapp para facilitar operação de corretoras de seguros

Plataforma foi desenvolvida com soluções nativas da AWS

Author Photo
9:40 am - 17 de janeiro de 2024
superapp, Seguralta Imagem: Shutterstock

A Seguralta, empresa de franquias no segmento de seguros no Brasil, construiu uma plataforma operacional com arquitetura moderna na AWS, em busca de maior eficiência operacional, segurança e geração de valor em toda a cadeia desde as seguradoras até o franqueado.

Batizado de Seguralta Core, o novo cockpit foi lançado em dezembro e é definido pela empresa como um superapp para facilitar a operação de corretoras de seguros, permitindo aos franqueados acesso de forma ágil a uma série de facilidades, incluindo detalhamento das comissões, renovações e apólices a vencer, pendências de propostas, gestão de leads e notificação aos clientes sobre as parcelas vencidas, além de integrar os dados e acessos de quarenta seguradoras.

Ricardo Martins, CTO do Grupo Zanon, holding da qual a Seguralta faz parte, explica que a meta da plataforma era não ter quaisquer tratamentos de dados dentro do backend, e utilizar as soluções nativas da AWS, focando o desenvolvimento na melhor experiência do usuário.

“O mercado de seguros é conhecido por sua defasagem tecnológica. Enquanto muitos mercados estão falando de inteligência artificial e novas tecnologias, ainda temos somente 15% das incumbentes no setor de seguros com API’s para consumo de dados. Essa ferramenta vai revolucionar a forma de fazer a gestão de corretoras de seguros”, explica Martins.

Leia mais: SuperApps e low-code: combinação para impulsionar inovação tecnológica

O projeto foi dividido em três principais frentes: dados, backend e frontend. A Seguralta optou por não utilizar uma camada de backend entre o SuperApp e o consumo de dados, delegando toda esta camada ao Amazon EMR e AWS Athena, com a integração via Amazon API Gateway, validando os data contracts no DBT e Datahub. Desta maneira, Martins explica que é possível garantir a consistência e a veracidade dos dados expostos aos clientes, vindos direto do Data Lake construído no Amazon S3.

Com o lançamento do Core, a Seguralta planeja reduzir em até 50% o índice de chamados operacionais, além de atingir a marcar de 4 mil usuários únicos utilizando a plataforma por dia, com um índice médio de 4 horas de tempo logado, acelerando o uso de dados para enriquecimento da experiência do usuário final.

A Seguralta tem como plano evoluir o projeto pelos próximos três anos, com a arquitetura escolhida, mantendo o custo, o mesmo time e garantindo uma escalabilidade de até 300% do uso que tem hoje. Os benefícios vão desde custo otimizado, operação do ambiente, resiliência e performance e entregam um grande diferencial e valor ao negócio.

“A companhia pretende investir cada vez mais em soluções de inovação e tecnologia, visando proporcionar uma experiência ainda mais positiva, tanto para os franqueados, quanto para o público final”, finaliza o CTO.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.