Seguralta desenvolve superapp para facilitar operação de corretoras de seguros
Plataforma foi desenvolvida com soluções nativas da AWS
A Seguralta, empresa de franquias no segmento de seguros no Brasil, construiu uma plataforma operacional com arquitetura moderna na AWS, em busca de maior eficiência operacional, segurança e geração de valor em toda a cadeia desde as seguradoras até o franqueado.
Batizado de Seguralta Core, o novo cockpit foi lançado em dezembro e é definido pela empresa como um superapp para facilitar a operação de corretoras de seguros, permitindo aos franqueados acesso de forma ágil a uma série de facilidades, incluindo detalhamento das comissões, renovações e apólices a vencer, pendências de propostas, gestão de leads e notificação aos clientes sobre as parcelas vencidas, além de integrar os dados e acessos de quarenta seguradoras.
Ricardo Martins, CTO do Grupo Zanon, holding da qual a Seguralta faz parte, explica que a meta da plataforma era não ter quaisquer tratamentos de dados dentro do backend, e utilizar as soluções nativas da AWS, focando o desenvolvimento na melhor experiência do usuário.
“O mercado de seguros é conhecido por sua defasagem tecnológica. Enquanto muitos mercados estão falando de inteligência artificial e novas tecnologias, ainda temos somente 15% das incumbentes no setor de seguros com API’s para consumo de dados. Essa ferramenta vai revolucionar a forma de fazer a gestão de corretoras de seguros”, explica Martins.
Leia mais: SuperApps e low-code: combinação para impulsionar inovação tecnológica
O projeto foi dividido em três principais frentes: dados, backend e frontend. A Seguralta optou por não utilizar uma camada de backend entre o SuperApp e o consumo de dados, delegando toda esta camada ao Amazon EMR e AWS Athena, com a integração via Amazon API Gateway, validando os data contracts no DBT e Datahub. Desta maneira, Martins explica que é possível garantir a consistência e a veracidade dos dados expostos aos clientes, vindos direto do Data Lake construído no Amazon S3.
Com o lançamento do Core, a Seguralta planeja reduzir em até 50% o índice de chamados operacionais, além de atingir a marcar de 4 mil usuários únicos utilizando a plataforma por dia, com um índice médio de 4 horas de tempo logado, acelerando o uso de dados para enriquecimento da experiência do usuário final.
A Seguralta tem como plano evoluir o projeto pelos próximos três anos, com a arquitetura escolhida, mantendo o custo, o mesmo time e garantindo uma escalabilidade de até 300% do uso que tem hoje. Os benefícios vão desde custo otimizado, operação do ambiente, resiliência e performance e entregam um grande diferencial e valor ao negócio.
“A companhia pretende investir cada vez mais em soluções de inovação e tecnologia, visando proporcionar uma experiência ainda mais positiva, tanto para os franqueados, quanto para o público final”, finaliza o CTO.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!