Século 21 traz necessidade de aprender de maneira interativa

Pensar a empresa como um sistema e estimular a interação e o aprendizado pela experiência propicia ambiente criativo e busca de soluções inovadoras

Author Photo
7:22 pm - 17 de outubro de 2018

Respostas “certas” e “definitivas” não parecem ter lugar em um mundo complexo, em que a concorrência surpreende e apps e hardware tornam-se rapidamente obsoletos. A solução é um aprendizado constante, que emerge da interação entre as diferentes pessoas que constituem um grupo de trabalho.

“Aprendizado emergente como ferramenta de inovação” foi o tema da palestra de Anderson Gonzaga de Souza, agile coach da Senior Sistemas, que apresentou hoje (17/10) o conceito de pensamento sistêmico aplicado à tecnologia no palco Business Technology do IT Forum Expo 2018: “No passado, a TI era vista como uma commodity, que dava suporte a outras áreas da empresa. Isso mudou com o surgimento de iniciativas disruptoras, como Google, Uber e AirBNB, que mostraram a necessidade econômica de pensar a TI para além daquele papel”.

Três passos para inovar

Segundo a teoria do pensamento sistêmico, o sistema é resultante da interação entre os elementos que o compõem e é, ao mesmo tempo, constituído pela interação em si, pelos elementos e pelas funções que cada um desempenha (subsistemas).

Essa forma de olhar as organizações, segundo Souza, cria um ambiente que promove a inovação e a solução criativa de desafios, que superam o antigo pensamento analítico industrial, caracterizado pela eterna busca por um “culpado” quando havia uma falha. É daí que surge o aprendizado emergente: “Aprendizado emergente é adotar uma abordagem intencional e evolucionária para aprender através da experiência, conduzindo experimentos interativos e usando o trabalho real de uma equipe como campo experimental”. O case apresentado por Souza foi uma premiada tecnologia de controle de processos em silos de grãos, desenvolvida pela Senior, que se provou capaz de reduzir os acidentes fatais com trabalhadores que realizavam o manejo.

Ficou interessado(a)? Compareça ao IT Forum Expo 2018 para se aprofundar sobre conceitos e metodologias modernos de gestão que atendem às novas necessidades da era digital. O evento acontece até amanhã no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.