Sebrae otimiza infraestrutura de processamento com solução de nuvem privada

Projeto foi feito em parceria com a Nutanix e aumentou a capacidade de armazenamento para 410 terabytes

Author Photo
2:28 pm - 01 de dezembro de 2021
nuvem híbrida nuvem híbrida

Com foco na modernização de seu data center, o Sebrae Nacional implementou um projeto de Private Cloud, que ampliou sua capacidade de armazenamento de 5 terabytes para 410 terabytes.

A distribuidora CLM apoiou tecnicamente a implementação do Nutanix Karbon, solução que permite configurar e implementar automaticamente clusters Kubernetes, rodando em servidores da Lenovo. Pedro Diógenes, diretor técnico da empresa, conta que, no espaço físico onde antes era ocupado por três racks completos, foi instalado meio rack, otimizando espaço e capacidade. Com 410 terabytes de espaço livre em disco, CPUs com 412 núcleos físicos e 6,7 Terabytes de memória.

A Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (UTIC) do Sebrae estudou diversas soluções disponíveis no mercado e percebeu que, com a hiperconvergência, seria possível reduzir os custos e ter um serviço eficiente. No edital, foi definido que o equipamento e a solução fossem robustos, autogerenciáveis e que se fizesse uma ata de registro de preços (termo técnico em concorrências públicas), de modo que as demais unidades também pudessem aderir rapidamente à solução.

Após a Nutanix vencer a licitação, entre 30 e 45 dias, a nova estrutura já estava funcionando. Depois de implantado o projeto, o Sebrae melhorou em, pelo menos, duas vezes a velocidade de processamento de uma série de atividades. O tempo de processamento da folha de pagamentos do Sebrae Nacional, por exemplo, foi reduzido em dois terços. “Conseguimos reduzir o tempo de processamento da folha do Sebrae inteiro (entre 6 e 7 mil pessoas) de 35 minutos para menos de 11 minutos”, conta Elvis Roberto Barreto, coordenador do Núcleo Operacional de Infraestrutura e Segurança da Informação, Sebrae Nacional – Brasília.

Leia mais: Estudo: apenas 5% das empresas usam uma única nuvem privada ou pública

O Nutanix Acrópolis (AOS), software de orquestração embarcado no Nutanix Karbon, integra recursos de armazenamento, computação e rede em uma infraestrutura definida por software, permitindo que todas as máquinas virtuais (VMs) do Sebrae fossem colocadas dentro do mesmo ambiente. “Com o Acrópolis, agora, temos capacidade e velocidade de processamento, além de mais segurança com o backup, que o snapshot, que faz a cópia instantânea de tudo em nossos sistemas, nos proporciona”, avalia.

De acordo com o executivo, hoje é possível subir uma máquina muito rapidamente, bem como conceder acesso às pessoas de forma muito mais escalonada. Esse formato de concessão de privilégios de rede é a base da filosofia Zero Trust, em que o colaborador tem acesso apenas ao que ele precisa. “Liberamos um ‘pedaço’ para a pessoa trabalhar, sem afetar a área de produção. Anteriormente, era preciso criar acesso remoto, liberar perfil etc.”, detalha o coordenador.

O software de gestão Acrópolis tem licenciamento perpétuo, outro fator que contribuiu para a escolha da Nutanix. “No edital, especificamos que o software gerenciador fosse ‘ad eternum’, tivesse robustez para executar nossas operações e fosse 100% aderente ao legado de nossas máquinas virtuais”, complementa Elvis.

Barreto explica que a solução implantada contempla o primeiro “nó” do sistema Sebrae, que prepara a expansão do projeto, com a conexão entre o Sebrae Nacional e as unidades Sebrae de Mato Grosso e de São Paulo. Com a centralização dos sistemas de atendimento, folha de pagamento e toda a área financeira do Sebrae, a entidade provavelmente precisará expandir, para ter mais capacidade de armazenamento e de processamento.

A expectativa é que a organização use data centers apenas no caso de disaster recovery ou para necessidades extremas. As operações 24 / 7, que são os sistemas que atendem aos clientes, estão em nuvem pública.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.