Scrum Master: um papel fundamental para o sucesso do projeto

Com o Agile se tornando prática padrão na maioria das empresas, a demanda por Scrum Masters está em alta

Author Photo
11:01 am - 28 de março de 2019

O Scrum é uma estrutura poderosa para implementar processos ágeis em desenvolvimento de software e outros projetos. Esse framework altamente adotado utiliza iterações curtas de trabalho, chamadas sprints, e reuniões diárias, chamadas scrums, para lidar com parcelas de um projeto. Existem três funções principais no Scrum: o Scrum Master, o Product Owner e membros da equipe Scrum.

O Scrum Master é o líder de uma equipe Scrum e é responsável por defender um projeto, fornecer orientação à equipe e ao proprietário do produto e garantir que todas as práticas Agile sejam seguidas pelos membros da equipe. O Scrum Master não apenas aborda todas as facetas do processo de desenvolvimento ágil, mas também atende ao negócio, ao proprietário do produto, à equipe e aos indivíduos, além de facilitar a comunicação e a colaboração entre todos esses elementos.

Papel e responsabilidades do Scrum Master
Como o papel está no nexo entre o negócio, o product owner, a equipe ágil e os indivíduos, as responsabilidades do Scrum Master irão variar dependendo das necessidades exclusivas de cada negócio e equipe. Alguns  Scrum Masters também atuam como gerentes de projeto de uma equipe. E alguns também preenchem o papel de um coaching organizacional Agile.

Geralmente, os mestres do Scrum cumprem as seguintes responsabilidades, estabelecidas no The Scrum Guide, por Jeff Sutherland e Ken Schwaber, os criadores do Scrum:

– Liderar e treinar a organização em sua adoção do Scrum

– Planejar implementações do Scrum dentro da organização

– Ajudar funcionários e partes interessadas a compreender e promulgar o Scrum e o desenvolvimento empírico de produtos

– Causar mudanças que aumentem a produtividade do Time Scrum

– Trabalhar com outros Scrum Masters para aumentar a eficácia do Scrum na organização

Descrição do trabalho do Scrum Master

Em um nível mais granular, as responsabilidades e tarefas do Scrum Master diferem dependendo de com quais membros da equipe eles estão trabalhando:

– No nível comercial, o Scrum Master cria um ambiente de desenvolvimento que é criativo, seguro, produtivo e de suporte e permite a colaboração multidirecional.

– No nível do proprietário do produto, o Scrum Master facilita o planejamento e ajuda os proprietários de produtos a entender e aderir às técnicas e práticas do Scrum.

– No nível de equipe, o Scrum Master fornece orientação, treinamento, suporte e facilitação, e ajuda a remover qualquer obstáculo que as equipes possam encontrar ao longo do caminho.

– No nível individual, o Scrum Master apóia os esforços individuais, aborda qualquer questão que surjam e remove os obstáculos para ajudar os indivíduos a serem focados e produtivos.

Certificações Scrum Master

Duas organizações bem reconhecidas,  Scrum Alliance  e  Scrum.org, oferecem treinamento e certificações Scrum.

A Scrum Alliance, estabelecida em 2001, é uma das organizações mais influentes na comunidade Agile. É uma associação sem fins lucrativos com mais de 500 mil profissionais certificados em todo o mundo. A Scrum Alliance oferece as seguintes certificações Scrum:

Certified ScrumMaster (CSM): os CSMs “atuam como ‘líderes servidores’, ajudando o restante da equipe Scrum a trabalhar junto e aprender o framework Scrum.”

Certified Scrum Product Owner (CSPO): CSPOs são “indivíduos que estão mais próximos do lado ‘business’ do projeto. Eles são cobrados pela organização para ‘obter o produto’ e espera-se que façam o melhor trabalho possível, que satisfaça todas as partes interessadas. ”

Certified Scrum Developer (CSD): A certificação CSD “expõe os alunos às ferramentas e técnicas mais importantes que precisam ser aplicadas para construir um bom software da maneira iterativa e incremental que o Scrum exige”.

– Certified Scrum Professional (CSP) : Um CSP “desafia as equipes Scrum a melhorar a maneira como o Scrum e outros métodos ágeis são implementados para cada projeto”.

O Scrum.org foi fundado em 2009 por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, os criadores do Scrum, como uma “organização global, dedicada a melhorar a profissão de entrega de software reduzindo as lacunas, para que os produtos de trabalho e trabalho sejam confiáveis”.

Scrum.org oferece certificações Professional Scrum Master (PSM) em três níveis:

PSM I: Os titulares do certificado PSM I “provam que entendem o Scrum conforme descrito no Guia do Scrum e os conceitos de aplicação do Scrum.”

PSMII: Os detentores do certificado PSMII “provam que eles têm uma compreensão dos princípios subjacentes do Scrum e podem efetivamente aplicar o Scrum em situações complexas do mundo real”.

PSM III: Os detentores de certificados PSMIII “têm uma compreensão profunda da aplicação e das práticas do Scrum e dos Valores Scrum em uma variedade de situações complexas de equipe e organização.”

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.