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Score na Serasa Experian pode ajudar a conseguir crédito e financiamentos

De acordo com pesquisa da Serasa Experian, 88% dos brasileiros afirmam que o score pode ser um facilitador de acesso ao crédito. A intenção da amostra é entender os hábitos dos brasileiros antecedendo o Cadastro Positivo.

Como divulgado no início do mês, o Cadastro Positivo, neste momento, será responsável por reunir dados de consumo de 110 milhões de brasileiros, numa lista com “bons pagadores”.

A amostra coletada pela Serasa conta com 1.595 consumidores que já ouviram falar sobre o score de crédito. A pesquisa, nacional, foi realizada em outubro de 2019.

Entre os entrevistados, 72% já consultaram o score em alguma situação (1.154 consumidores), enquanto 28% jamais consultaram (441 consumidores).

A ideia da Serasa é expandir o uso da ferramenta para mais pessoas. “O objetivo é fazer com que a baixa renda também conheça o seu score”, diz Julio Guedes, diretor de Decision Analytics e cientista de dados da Serasa. A ferramenta score é mais popular entre pessoas das classes A e B.

“O score reflete o comportamento e hábitos da vida financeira da população”, diz Guedes, relacionando que o consumidor com boa reputação, normalmente, é como “apto a receber melhores ofertas e condições na hora de fazer um financiamento”

“E o Cadastro Positivo deve intensificar esse processo. É importante que o score seja cada vez mais visto pelos brasileiros como uma ferramenta de empoderamento econômico”, explica Guedes.

Por que consultar o score?

O score estará cada vez mais atrelado ao Cadastro Positivo. Segundo a pesquisa, a ferramenta é mais popular entre consumidores mais jovens:

  • 18 a 24 anos: 76,2% já consultou, 23,8% nunca consultou;
  • 25 a 29 anos: 86,4% já consultou, 13,6% nunca consultou;
  • 30 a 39 anos: 77,1% já consultou, 22,9% nunca consultou;
  • 40 a 49 anos: 66% já consultou, 34% nunca consultou;
  • 50+: 52,6% já consultou, 47,4% nunca consultou.

A pesquisa aponta que os consumidores acreditam que o score auxilia no acesso ao crédito (89%). Inclusive, 53% dos entrevistados consultam mensalmente – 36% um vez por mês, 14% um vez por semana, 3% todos os dias. Outros 28% consultam uma vez a cada seis meses, e 14% uma vez por ano.

Os consumidores também acreditam que seja mais fácil conseguir crédito por causa da pontuação na ferramenta (71%). Estas foram as razões selecionadas para as consultas pelos entrevistados:

  • 72% para acompanhar a própria pontuação ou por curiosidade;
  • 28,2% antes de realizar uma compra ou empréstimo;
  • 25,4% antes de solicitar um cartão de crédito;
  • 25,3% porque tiveram um crédito negado.

50% dos entrevistados acreditam que o crédito foi negativado por causa de dívidas pendentes. Outros 49% dizem que foi por causa do score; 20% acreditam ser por causa da renda. Outros 6% não souberam responder.

Educação financeira

Guedes cita que “cada vez mais a consulta do score tem se tornado um hábito na vida dos brasileiros”. A educação financeira, inclusive, é o principal motivo relacionado pela Serasa para que consumidores possam se preparar para o futuro.

Foi constatado, por exemplo, que 91,7% dos entrevistados têm consciência de que a educação financeira é um fator importante para melhorar a pontuação.

Sobre o Cadastro Positivo, “aproximadamente 80%” dos consumidores consultados afirmam que conhecem o sistema. A pesquisa ainda diz que 93,7% afirmam que a pontuação “será impactada positivamente pela inclusão das novas informações de adimplência”.

O sistema usará dados com hábitos de pagamento, pontualidade, gastos mais frequentes, quanto da renda está comprometida e mais. “Os dados são a matéria-prima dos analistas, que agora poderão trabalhar com um cenário muito mais rico”, disse Guedes.

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