De acordo com pesquisa da Serasa Experian, 88% dos brasileiros afirmam que o score pode ser um facilitador de acesso ao crédito. A intenção da amostra é entender os hábitos dos brasileiros antecedendo o Cadastro Positivo.
Como divulgado no início do mês, o Cadastro Positivo, neste momento, será responsável por reunir dados de consumo de 110 milhões de brasileiros, numa lista com “bons pagadores”.
A amostra coletada pela Serasa conta com 1.595 consumidores que já ouviram falar sobre o score de crédito. A pesquisa, nacional, foi realizada em outubro de 2019.
Entre os entrevistados, 72% já consultaram o score em alguma situação (1.154 consumidores), enquanto 28% jamais consultaram (441 consumidores).
A ideia da Serasa é expandir o uso da ferramenta para mais pessoas. “O objetivo é fazer com que a baixa renda também conheça o seu score”, diz Julio Guedes, diretor de Decision Analytics e cientista de dados da Serasa. A ferramenta score é mais popular entre pessoas das classes A e B.
“O score reflete o comportamento e hábitos da vida financeira da população”, diz Guedes, relacionando que o consumidor com boa reputação, normalmente, é como “apto a receber melhores ofertas e condições na hora de fazer um financiamento”
“E o Cadastro Positivo deve intensificar esse processo. É importante que o score seja cada vez mais visto pelos brasileiros como uma ferramenta de empoderamento econômico”, explica Guedes.
O score estará cada vez mais atrelado ao Cadastro Positivo. Segundo a pesquisa, a ferramenta é mais popular entre consumidores mais jovens:
A pesquisa aponta que os consumidores acreditam que o score auxilia no acesso ao crédito (89%). Inclusive, 53% dos entrevistados consultam mensalmente – 36% um vez por mês, 14% um vez por semana, 3% todos os dias. Outros 28% consultam uma vez a cada seis meses, e 14% uma vez por ano.
Os consumidores também acreditam que seja mais fácil conseguir crédito por causa da pontuação na ferramenta (71%). Estas foram as razões selecionadas para as consultas pelos entrevistados:
50% dos entrevistados acreditam que o crédito foi negativado por causa de dívidas pendentes. Outros 49% dizem que foi por causa do score; 20% acreditam ser por causa da renda. Outros 6% não souberam responder.
Guedes cita que “cada vez mais a consulta do score tem se tornado um hábito na vida dos brasileiros”. A educação financeira, inclusive, é o principal motivo relacionado pela Serasa para que consumidores possam se preparar para o futuro.
Foi constatado, por exemplo, que 91,7% dos entrevistados têm consciência de que a educação financeira é um fator importante para melhorar a pontuação.
Sobre o Cadastro Positivo, “aproximadamente 80%” dos consumidores consultados afirmam que conhecem o sistema. A pesquisa ainda diz que 93,7% afirmam que a pontuação “será impactada positivamente pela inclusão das novas informações de adimplência”.
O sistema usará dados com hábitos de pagamento, pontualidade, gastos mais frequentes, quanto da renda está comprometida e mais. “Os dados são a matéria-prima dos analistas, que agora poderão trabalhar com um cenário muito mais rico”, disse Guedes.
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