Score na Serasa Experian pode ajudar a conseguir crédito e financiamentos

91,7% dos entrevistados têm consciência de que a educação financeira é um fator importante para melhorar a pontuação

Author Photo
4:14 pm - 28 de novembro de 2019

De acordo com pesquisa da Serasa Experian, 88% dos brasileiros afirmam que o score pode ser um facilitador de acesso ao crédito. A intenção da amostra é entender os hábitos dos brasileiros antecedendo o Cadastro Positivo.

Como divulgado no início do mês, o Cadastro Positivo, neste momento, será responsável por reunir dados de consumo de 110 milhões de brasileiros, numa lista com “bons pagadores”.

A amostra coletada pela Serasa conta com 1.595 consumidores que já ouviram falar sobre o score de crédito. A pesquisa, nacional, foi realizada em outubro de 2019.

Entre os entrevistados, 72% já consultaram o score em alguma situação (1.154 consumidores), enquanto 28% jamais consultaram (441 consumidores).

A ideia da Serasa é expandir o uso da ferramenta para mais pessoas. “O objetivo é fazer com que a baixa renda também conheça o seu score”, diz Julio Guedes, diretor de Decision Analytics e cientista de dados da Serasa. A ferramenta score é mais popular entre pessoas das classes A e B.

“O score reflete o comportamento e hábitos da vida financeira da população”, diz Guedes, relacionando que o consumidor com boa reputação, normalmente, é como “apto a receber melhores ofertas e condições na hora de fazer um financiamento”

“E o Cadastro Positivo deve intensificar esse processo. É importante que o score seja cada vez mais visto pelos brasileiros como uma ferramenta de empoderamento econômico”, explica Guedes.

Por que consultar o score?

O score estará cada vez mais atrelado ao Cadastro Positivo. Segundo a pesquisa, a ferramenta é mais popular entre consumidores mais jovens:

  • 18 a 24 anos: 76,2% já consultou, 23,8% nunca consultou;
  • 25 a 29 anos: 86,4% já consultou, 13,6% nunca consultou;
  • 30 a 39 anos: 77,1% já consultou, 22,9% nunca consultou;
  • 40 a 49 anos: 66% já consultou, 34% nunca consultou;
  • 50+: 52,6% já consultou, 47,4% nunca consultou.

A pesquisa aponta que os consumidores acreditam que o score auxilia no acesso ao crédito (89%). Inclusive, 53% dos entrevistados consultam mensalmente – 36% um vez por mês, 14% um vez por semana, 3% todos os dias. Outros 28% consultam uma vez a cada seis meses, e 14% uma vez por ano.

Os consumidores também acreditam que seja mais fácil conseguir crédito por causa da pontuação na ferramenta (71%). Estas foram as razões selecionadas para as consultas pelos entrevistados:

  • 72% para acompanhar a própria pontuação ou por curiosidade;
  • 28,2% antes de realizar uma compra ou empréstimo;
  • 25,4% antes de solicitar um cartão de crédito;
  • 25,3% porque tiveram um crédito negado.

50% dos entrevistados acreditam que o crédito foi negativado por causa de dívidas pendentes. Outros 49% dizem que foi por causa do score; 20% acreditam ser por causa da renda. Outros 6% não souberam responder.

Educação financeira

Guedes cita que “cada vez mais a consulta do score tem se tornado um hábito na vida dos brasileiros”. A educação financeira, inclusive, é o principal motivo relacionado pela Serasa para que consumidores possam se preparar para o futuro.

Foi constatado, por exemplo, que 91,7% dos entrevistados têm consciência de que a educação financeira é um fator importante para melhorar a pontuação.

Sobre o Cadastro Positivo, “aproximadamente 80%” dos consumidores consultados afirmam que conhecem o sistema. A pesquisa ainda diz que 93,7% afirmam que a pontuação “será impactada positivamente pela inclusão das novas informações de adimplência”.

O sistema usará dados com hábitos de pagamento, pontualidade, gastos mais frequentes, quanto da renda está comprometida e mais. “Os dados são a matéria-prima dos analistas, que agora poderão trabalhar com um cenário muito mais rico”, disse Guedes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.