Schneider Electric e USP firmam parceria para laboratório de indústria 4.0

Serão beneficiados 600 alunos e 180 profissionais da universidade. FabLab será implementado na Escola Politécnica

Author Photo
5:31 pm - 11 de agosto de 2022
indústrias automotiva escassez de chips e componentes fábrica carros Foto: Shutterstock

A Schneider Electric e a USP (Universidade de São Paulo) firmaram uma parceria para implementar um FabLab, com foco no desenvolvimento de tecnologias e inovação para a Indústria 4.0. O laboratório ficará na Escola Politécnica da USP.

O projeto irá oferecer a alunos e professores um ambiente colaborativo e com tecnologias para elaborar projetos da indústria 4.0. O FabLab está sendo desenvolvido com o suporte do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA) da Escola Politécnica e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). Ao todo, serão beneficiados 600 alunos e 180 profissionais como professores de graduação e pós-graduação, colaboradores do convênio, pesquisadores e desenvolvedores de soluções.

Leia também: Computação quântica já entusiasma o setor financeiro

A Schneider Electric ainda oferecerá para o laboratório softwares advisors (Conselheiros), como o EcoStruxure Augmented Operator Advisor e o EcoStruxure Machine Advisor. Por meio deles, os alunos terão acesso às informações dos demais laboratórios, podendo interagir e tomar decisões de forma mais assertiva. Posteriormente, serão instalados produtos de automação e controle, como controladores e sensores – também para ajudar na integração de dados.

“Para a Schneider Electric, os projetos representam a oportunidade de assumir o protagonismo no processo de modernização da indústria nacional. Em paralelo, ajudar na formação de profissionais que possam permitir um salto significativo de produtividade e competitividade para o segmento”, afirma Carlos Urbano, diretor de Industrial Automation na Schneider Electric Brasil.

Ainda por meio da parceria, até 2023, será desenvolvida uma célula de tratamento de água e afluentes, na qual será utilizada a tecnologia do acionamento de motores com o conceito de operação otimizada e controle de fluxo e bombeamento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.