SAS firma parceria com Microsoft para levar plataforma de AI e Analytics para a Azure

Parceria com outras gigantes de nuvem deve acontecer até o final do ano

Author Photo
8:03 pm - 11 de fevereiro de 2021

O SAS, empresa de analytics, firmou parceria com a Microsoft Azure para levar a sua plataforma de gerenciamento de dados, analytics e AI, o SAS Viya, para a nuvem da Microsoft. A disponibilidade da Viya, agora nativa na Azure, também se integra com os serviços da nuvem da Microsoft, incluindo o Office 365 e o sistema de data warehouse Microsoft Azure Synapse.

Durante evento realizado nesta quinta-feira (11), Satya Nadella, CEO da Microsoft e Jim Goodnight, CEO e fundador da SAS, se reuniram virtualmente para falar sobre a parceria.

“Esta versão otimizada para Azure tira proveito de muitas integrações profundas com os serviços da Azure”, destacou o CEO da SAS. “O SAS Viya ajuda as organizações a verem seus dados, clientes e operações de novas maneiras que incentivam uma tomada de decisão confiante”, acrescentou.

Nadella, por sua vez, reforçou que a parceria é animadora por destravar o valor por trás da análise e ciência de dados. “O ano de 2020 e a pandemia realmente mudaram as expectativas dos clientes. Todo cliente vai esperar um novo nível de experiência personalizada e como ele interage com qualquer marca ou organização e o mesmo está acontecendo com os funcionários dentro das empresas. Portanto, acho que a forma como uma organização aproveita os dados para criar níveis crescentes de poder preditivo e analítico estará diretamente relacionada ao desempenho da empresa e isso é empolgante”, disse o CEO da Microsoft.

O anúncio dá sequência a uma parceria estratégica que as duas companhias anunciaram em meados do ano passado. A aliança também resultou na oferta do aplicativo de analytics do SAS Predict & Plan Consumer Demand, que roda na Viya, disponível por meio do Microsoft Azure Marketplace. Entre os clientes no Brasil que utilizam o SAS Viya, citados por Googdnight, está o Bradesco.

“Entre os provedores de analytics, o SAS é um líder reconhecido por reimaginar a maneira como a análise e o aprendizado de máquina são consumidos para que os usuários obtenham resultados ideais que resolvam os desafios de negócios mais rapidamente com mais precisão”, disse Ritu Jyoti, vice-presidente de programa de pesquisa de Inteligência Artificial da IDC. “Esta iteração da plataforma SAS Viya oferece aos usuários em todos os níveis de uma organização um mecanismo de aprendizado de máquina avançado ágil e poderoso para ajudar a dominar os dados complexos que estão em ambientes de nuvem.”

Com a integração, clientes da nuvem da Microsoft poderão, então, gerenciar suas aplicações SAS com ferramentas que já estão familiarizados. O tipo de integração que, segundo as companhias, permitirá que os times de TI se concentrem menos nas cargas de trabalho de rotina e mais no fluxo estratégico para apoiar a tomada de decisões.

A parceria estratégica com a Azure também sinaliza um movimento irreversível do mercado e dos clientes SAS: a migração para a nuvem ou, pelo menos, para modelos de nuvem híbrida. Dessa forma, o SAS mira um horizonte mais amplo ao levar suas soluções de analytics para a nuvem, sinalizando outras parcerias por vir. A plataforma do SAS também estará disponível em nuvens concorrentes – AWS, Google Cloud Platform e Red Hat OpenShift – até o final do ano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.