Saraiva centraliza dados de diversos canais com solução para gestão de dados mestres

Tendo a inovação como um dos seus pilares estratégicos, a Saraiva, uma das maiores redes varejistas de educação, cultura e entretenimento, decidiu, no fim do ano passado, modernizar suas soluções de TI. Uma das mudanças foi a adoção de uma solução para gestão de informação de produtos, que conversasse com as três plataformas de TI: PDV (loja física), e-commerce / digital e ERP.

Com a plataforma de MDM (Master Data Management) da Stibo Systems para Gestão de Dados Mestres, STEP Trailblazer, a Saraiva poderá centralizar todas as informações de produtos e fornecedores, facilitando o processo de lançamento de produtos e a experiência de compra dos clientes nos canais on-line e lojas físicas.

Segundo Daniel Arruda, gerente de TI Corporativo da Saraiva, as funcionalidades de data quality, dashboards de monitoramento e configuração de workflows, além da flexibilidade de configuração e facilidade de implementação foram diferenciais relevantes na escolha da solução da Stibo Systems.

Expectativas de ganhos

Ainda em processo de implementação, o projeto iniciado em novembro de 2017 tem seu go-live planejado para o fim de abril, e as perspectivas são otimistas. “Já no curto prazo, esperamos reduzir o tempo de cadastro e de disponibilização dos produtos para comercialização nos vários canais, bem como ter um processo mais rápido e informações de qualidade”, afirma.

No longo prazo, a expectativa é de que a facilidade de governança da informação e manutenção da qualidade de dados permita a empresa evoluir com a gestão de dados mestres, sem a necessidade de custosas e demoradas customizações, apenas com ajustes de configurações no produto.

Áreas de negócio envolvidas

Ainda de acordo com Arruda, na Saraiva, as iniciativas de TI são alinhadas com o planejamento estratégico da companhia. E neste caso, não foi diferente. A decisão pela adoção desta tecnologia envolveu desde o alto escalão da empresa até várias áreas de negócio, tais como comercial, compras, logística, financeiro, fiscal, jurídico, e-commerce, dentre outras.

“Na minha visão, é fundamental que a TI se posicione como uma área de suporte tecnológico para todos os departamentos da companhia, provendo soluções que tragam eficiência, competitividade e inovação aos processos de cada um deles”, conclui.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

1 dia ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

1 dia ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

1 dia ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

1 dia ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

1 dia ago