SAP apresenta novos recursos de IA para melhorar a gestão de RH nas empresas

Recursos integram portfólio do SAP SuccessFactors e buscam melhorar a experiência dos funcionários

Author Photo
12:30 pm - 16 de outubro de 2023
SAP Imagem: Shutterstock

A SAP anunciou que a Inteligência Artificial (IA) agora abrange todo o seu pacote SAP SuccessFactors Human Experience Management (HXM). Na plataforma, a tecnologia incrementa a experiência dos funcionários e orienta as decisões relacionadas a gestão de pessoas, desde recrutamento de talentos e mobilidade interna até aprendizagem e desempenho.

A SAP destaca que sua nova geração de soluções baseadas em IA voltadas para Recursos Humanos está alinhada à sua estratégia de desenvolver um ecossistema empresarial de IA do futuro. Segundo a companhia, mais de 26 mil clientes já têm acesso à tecnologia SAP Business AI em vários cenários e soluções de parceiros.

“Os recursos de IA das soluções SAP SuccessFactors permitirão que as organizações coloquem as pessoas e suas experiências em primeiro lugar”, afirma Fernanda Saraiva, diretora de Recursos Humanos da SAP Brasil. “O poder coletivo dos nossos recursos de IA ajudará a abrir novas possibilidades para as pessoas e para as organizações, explorando novos níveis de potencial, desempenho e eficiência operacional”, completa.

Leia mais: SAP anuncia Joule, novo assistente de IA generativa

A executiva explica que o uso de IA Generativa tem ajudado líderes da área de RH e recrutadores a criar descrições de cargos e ajudar os funcionários a encontrar recomendações personalizadas de aprendizagem para impulsionar o desenvolvimento e o crescimento de suas carreiras.

Um dos recursos apresentados é o Joule, o copiloto da SAP para IA Generativa com linguagem natural da SAP. Segundo a empresa, a ferramenta apoia na realização do trabalho com mais rapidez, enquanto gera melhores resultados de negócios de maneira segura e compatível, transformando a forma como os negócios são conduzidos.

Nas soluções SAP SuccessFactors, o Joule está melhorando a experiência dos funcionários, tornando mais fácil e rápido para os funcionários encontrar informações rapidamente, obter respostas a perguntas e concluir tarefas relacionadas a RH, como aprovar ou rejeitar solicitações de folga, alterar nomes, locais ou pronomes pessoais e muito mais. Mais funcionalidades estarão disponíveis no início de 2024, como registro de entrada e saída, visualização de extratos de pagamento e redação de descrições imparciais de cargos.

Outra novidade é o hub de inteligência de talentos dentro do SAP SuccesFactors, que atua como um mecanismo baseado em IA para toda a estratégia de aprendizado e talento de uma organização. Incorporado ao pacote SAP SuccessFactors HXM, ele cria um portfólio de competências para cada funcionário, capaz de inferir competências e atributos com base em dados de feedback de desempenho e equipes dinâmicas, por exemplo.

“Com o hub de inteligência de talentos, as organizações podem usar um modelo único de habilidades para impulsionar tudo, desde recrutamento e integração de novos funcionários até aprendizado, desenvolvimento, desempenho e sucessão”, explica a SAP. Na prática, os funcionários podem criar e armazenar dados sobre si mesmos, incluindo aspirações, motivações, estilos e preferências. Os gerentes podem visualizar, adicionar e atualizar habilidades e outros tipos de atributos de seus subordinados diretos.

Segundo a SAP, com o hub de inteligência de talentos, as organizações podem ter mais visibilidade sobre competências e lacunas nas equipes de forma a orientar o planejamento da força de trabalho.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A Redação do IT Forum contempla textos de caráter informativo produzidos pelo time de jornalistas da IT Mídia. 

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.