Notícias

SAP quer oceanos mais limpos até 2030. Veja como empresa conquistará meta

A SAP anunciou que se juntou à comunidade Global Plastic Action Partnership do Fórum Econômico Mundial (WEF). A iniciativa está determinada a garantir oceanos mais limpos até 2030 com a colaboração de vários setores, abastecidos com dados e utilizando tecnologias inteligentes para reduzir o volume de plásticos que invade os oceanos.

Para apoiar a iniciativa, a SAP planeja lançar a próxima fase de sua Plastics Cloud para permitir que empresas adotem rapidamente alternativas aos plásticos não reutilizáveis, abracem o design circular de escala, façam investimentos em infraestrutura para coleta de materiais e garantam melhores experiências aos consumidores.

“A SAP está comprometida com medidas que assegurem oceanos significativamente mais limpos até 2030”, afirma Christian Klein, coCEO e membro do Conselho Executivo da SAP SE. “Queremos atingir esse objetivo ao lado de clientes, ONGs, governos e parceiros, oferecendo a eles ferramentas, ideias e soluções para eliminar o desperdício e maximizar a produtividade dos recursos. Muitos dos nossos clientes também assumiram compromissos com um planeta mais limpo. Vamos apoiá-los na realização de seus ambiciosos objetivos. Juntos podemos acelerar a mudança para uma economia de recuperação e regeneração”, completa.

Plastics Cloud

Para ressaltar essa postura, a SAP atualizou a Plastics Cloud para ajudar as empresas a produzir produtos de forma mais responsável, apresentando panoramas que ofereçam uma melhor compreensão sobre quais materiais são usados e seus destinos. Esse apoio se baseará em infraestruturas e políticas locais de reciclagem em cada cidade, região e país. Permitirá calcular com mais precisão o impacto do uso de materiais e embalagens reciclados ou reutilizáveis no ambiente e nos negócios. Os sistemas da SAP também vão ajudar as empresas a se adaptar às mudanças de regulamentação, como políticas de responsabilidade de produtores, e a se manter atualizadas com os mercados locais, padrões globais e melhores práticas.

A nova Plastics Cloud está vinculada a um mercado de materiais secundários na Ariba Network, que conecta empresas de embalagens e produtos de consumo a novas fontes de plásticos reciclados e alternativas ao plástico. Isso complementará iniciativas como o mapa digital de resíduos do Reino Unido anunciado no ano passado pela empresa de insights de resíduos Topolytics Limited.

Consumidores, reguladores, investidores e funcionários estão incentivando as empresas a ter um crescimento responsável. A Qualtrics, empresa da SAP na área de gestão de experiências, realizou em larga escala um estudo global junto com o Fórum Econômico Mundial para entender melhor a experiência que cidadãos em todo o mundo têm com várias questões de sustentabilidade presentes na agenda do fórum, entre elas o uso de plásticos. Quando questionados sobre o método preferido para reduzir os efeitos nocivos dos plásticos, quase metade dos 10.501 participantes da pesquisa apontou a substituição dos plásticos por outros materiais. No entanto, ainda que a grande maioria considere a reciclagem muito importante, apenas 30% acham que esse método é a melhor solução para a crise dos plásticos.

Menos plásticos na operação

A própria SAP tem adotado medidas para eliminar o uso de plásticos descartáveis em suas operações, em escala mundial. No Brasil, a subsidiária adotou há mais de um ano a campanha interna SAP Eco, que inclui conscientização, mudança na política de compras, incentivos à reciclagem, redução do consumo de recursos naturais e substituição de materiais. “O tema dos cuidados com o meio ambiente é muito relevante e passa pelo engajamento das pessoas e por ações que podem ser simples mas que causam impacto. Retirar descartáveis já evitou o consumo de 480 mil copos plásticos em apenas um ano”, afirma a diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social da SAP Brasil, Luciana Coen.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

8 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

9 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

11 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

12 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

14 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

14 horas ago