SAP lança plataformas na nuvem para acelerar transformação digital

Author Photo
4:09 pm - 01 de setembro de 2015
Com o objetivo de ajudar empresas a transformar seus negócios na economia digital, a SAP anunciou hoje (1/9) novas capacidades para o SAP Hana Cloud Platform e a chegada no mercado do SAP Hana Vora, computação in-memory para Hadoop

Segundo Quentin Clark, CTO da SAP, as novidades vão tornar ainda mais rápida a análise de dados em tempo real nas organizações, otimizando o armazenamento dos dados e a entrega das informações, sejam em nuvem ou on premise.

Sobre o SAP Hana Vora, Clark conta que a inovação em torno da tecnologia está na combinação do recurso in-memory conectado ao framework Apache Spark enriquecido pela interação com Hadoop. Mas o que isso significa na prática? “Os dados, hoje, chegam de diferentes fontes e canais e o Vora é capaz de integrar todas elas e melhorar, agilizar e tornar mais precisas as tomadas de decisão, elevando a performance”, garante o executivo.

Clark relata que o Vora federa data lakes com sistemas empresariais sem incorrer em custos de movimentação de dados. Ele completa dizendo que a tecnologia não quer requer nenhuma infraestrutura de hardware dedicada.

Já no caso do SAP Hana Cloud Platform, explica, a fabricante alemã oferece agora aos desenvolvedores acesso a serviços e função de negócios pré-construídos e pré-testados que podem ser rapidamente criados e implementados para a entrega de aplicações de negócios na nuvem. “Um deles é o SAP Tax Calculation Service, que mostra determinações de impostos como API e abrange aspectos legais de 75 países”, conta, completando que a SAP levou em consideração 30 anos de experiência para levar as melhores práticas para as APIs.

E, de acordo com ele, as soluções desenvolvidas com base nas novas funcionalidades do SAP Hana Cloud Platform ficarão disponíveis em um marketplace, caso o desenvolvedor escolha essa alternativa, permitindo que outros desenvolvedores tenham acesso.

Outro novo recurso destacado pelo executivo são os serviços de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), que auxiliam na prestação de serviços, como gerenciamento de dispositivos, sincronização de dados remotos para permitir às empresas administrar de forma segura milhões de dispositivos conectados. “Queremos ajudar as companhias a serem mais produtivas, ágeis e atuarem de forma simples. Essas soluções vão ao encontro desse objetivo”, afirma Clark.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.