SAP Labs: foco no bem-estar

Flexibilidade de horários e de benefícios e projetos de saúde mental e física estão entre as ações para garantir a satisfação dos colaboradores

Author Photo
10:27 pm - 17 de outubro de 2019

Para as novas gerações, o equilíbrio entre vidas pessoal e profissional é fator determinante nas decisões de carreira. Com uma equipe jovem (mais de 55% dos colaboradores tem até 30 anos), a SAP Labs não poderia deixar de considerar esse fator em sua estratégia de RH e aposta na flexibilidade como uma das armas para garantir a satisfação desse público.

“Da mesma forma que ao abrir um negócio é preciso identificar o perfil do cliente, o RH deve conhecer seus funcionários”, acredita Adriana Kersting, diretora de RH da SAP Labs, que ficou na segunda posição do ranking das Melhores Empresas para Trabalhar de TI 2019, promovido pelo Great Place to Work (GPTW) Brasil e IT Mídia, na categoria grandes companhias.

A postura flexível se reflete, por exemplo, no pacote de benefícios, que pode ser adequado de acordo com a conveniência do funcionário. “Ele pode escolher, por exemplo, se quer um seguro de vida mais simples e maior reembolso de atividade física. Acreditamos que o colaborador enxerga mais valor quando pode adaptar os benefícios à sua necessidade”, afirma Adriana. A flexibilidade de horários e o home office também fazem parte da rotina de boa parte da equipe.

A preocupação com o equilíbrio e com o bem-estar não para por aí. A companhia mantém diversas ações focadas na saúde mental e física. Além de palestras, sessões de meditação e massagem, os colaboradores têm à disposição nutricionista e psicólogo nas instalações da empresa. Desde o final de 2018 já foram realizados mais de 600 atendimentos. “Percebemos que muitas vezes, a falta de tempo afetava os cuidados com a saúde. Por isso, decidimos criar uma estrutura para facilitar esse acesso. Inicialmente, a psicóloga estava disponível uma vez por semana. Diante da procura, ampliamos para três visitas semanais”, conta a executiva.

Esse cuidado é reconhecido pelos colaboradores, fazendo com que o equilíbrio entre vidas pessoal e trabalho fosse um dos destaques da empresa na pesquisa do GPTW. Outro ponto forte é a possibilidade de crescimento e desenvolvimento. Os números confirmam: 90% dos líderes da empresa cresceram internamente. “Uma das principais fontes de talentos é nosso programa de estágio, cujo índice de efetivação gira em torno de 75%. Priorizamos os talentos internos especialmente para vagas mais seniores, para isso apostamos muito na formação dessa liderança.”

Proporcionar novas experiências para um grupo ávido por novidades também está no radar. “Permitimos que os colaboradores se envolvam em projetos de inovação e vivenciem experiências multiculturais. Muitos profissionais vão para fora do país. Todo ano, cerca de 2% dos colaboradores são transferidos dentro da SAP”, revela.

Diálogo aberto

O alinhamento entre a empresa e as expectativas dos funcionários só é possível graças à ajuda dos próprios colaboradores. “Eles nos indicam o que está bom e o que precisa melhorar por meio do Programa Employee Sounding Board, em que temos um grupo formado por representantes de cada área.” A iniciativa, criada no Brasil, tornou-se um benchmark e já foi replicada na unidade do Peru.

Os funcionários ainda ganham voz por meio dos grupos que discutem questões relacionadas à diversidade, como temas como LGBT, diferentes gerações e etnias e a inclusão de autistas e pessoas com deficiência.
O aumento da participação das mulheres no mercado de TI também é uma preocupação e entre as diversas ações está o Labs Digitalization Portfolio by Women in Dev, projeto no qual um time de 30 mulheres da SAP desenvolve um produto para uso interno e tem a oportunidade de trabalhar em cargos que desejam assumir.

Durante o projeto, também são selecionadas jovens das escolas técnicas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul e Liberato para aprender mais sobre o mercado de tecnologia e suas possibilidades. “Como empresa de tecnologia, precisamos inovar sempre e com rapidez. A diversidade traz novas formas de encarar problemas, beneficiando todos”, conclui Adriana.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.