SAP inicia operação de data center brasileiro com foco em gestão de pessoas

Author Photo
12:38 pm - 30 de agosto de 2016
SAP inicia operação de data center brasileiro com foco em gestão de pessoas

Há cerca de dois anos, a SAP anunciou investimentos de US$ 6 milhões em novo data center no Brasil, com foco na solução de SuccessFactors da empresa, que visa auxiliar gestores de recursos humanos a melhor gerenciar seus talentos. Agora, em setembro, o empreendimento entra oficialmente em operação.

“Basicamente a solução foca em todos os processos de RH e auxilia não somente o gestor da área, mas também a organização como um todo”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, em entrevista ao IT Forum 365. A solução funciona por módulos integrados, mas a executiva comenta que alguns clientes optam por incorporá-los pouco a pouco, de acordo com as necessidades da empresa.

Investir em talentos se tornou algo estratégico para organizações de diferentes portes e segmentos, em um cenário no qual companhias estão reduzindo custos de todos os lados e buscando eficiência nos negócios para se tornarem relevantes e competitivas. 

“Em um momento de retração do mercado, todo mundo quer fazer melhor com menos recursos. Nesse sentido, tenho visto várias empresas apostando em talentos como grande diferencial estratégico”, comenta Cristina. “Olhar para pessoas é grande diferencial competitivo para empresas que buscam inovação e querem perpetuar.” Ferramentas como SuccessFactors, portanto, se tornam essenciais para ajudar nessa jornada.

Estratégia
De acordo com Cristina, o empreendimento foi montado em regime de colocation, por meio de parceria estabelecida com a Equinix. 

A infraestrutura fica localizada na região de Tamboré (SP) e visa atender não somente o Brasil, mas toda a América Latina – especialmente para endereçar questões como segurança e conformidade com normas locais, bem como trazer simplificação e eficiência às empresas. A fabricante alemã já possui três clientes confirmados, sendo um deles a JBS.

Todo o esforço na construção desse data center está em linha com a estratégia da SAP em migrar para a nuvem. “Esse é um momento importante e isso coroa nossa estratégia de transição, com foco em trazer soluções para o Brasil”, afirma Cristina, complementando que o País é de extrema importância para a empresa e que o intuito é reforçar investimentos no longo prazo. Por aqui, o crescimento registrado foi de dois dígitos no segundo trimestre de 2016. 

“Entendemos que o movimento irá reforçar essa migração para a nuvem e dará continuidade às nossas ambições tão grandes”, completa. No início do ano, a fabricante alemã elevou sua projeção de receita para 2017, indicando que suas margens operacionais devem saltar com mais negócios apostando em cloud. 

Globalmente, no último ano, a companhia registrou expansão de 103% em novos contratos de nuvem, saltando de 436 milhões de euros para 883 milhões de euros em receita.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.