SAP aposta em Hana para consolidar estratégia focada em nuvem e derrubar imagem atrelada à complexidade

Author Photo
10:40 pm - 03 de junho de 2014
SAP aposta em Hana para consolidar estratégia focada em nuvem e derrubar imagem atrelada à complexidade

Mais simples, mais rápida e inteligente, e orientada para o cliente. Esta é estratégia que vem sido buscada pela SAP para alcançar seu objetivo: tornar-se a maior provedora mundial de tecnologia em nuvem. 

A imagem da companhia, líder global no mercado de sistemas ERPs, está estritamente relacionada à complexidade, é justamente o ponto a ser atacado. Na inauguração do Sapphire 2014, evento que reúne esta semana clientes e parceiros da companhia em Orlando (EUA), o CEO Bill McDermott realçou diversas vezes o foco na redução da complexidade dos negócios e remoção de diversas camadas de processos. 
“Nós escolhemos combater a complexidade porque nenhuma empresa entende melhor de complexidade como a SAP”, afirmou McDermott durante apresentação na terça-feira (03). Isso se traduz tanto na abordagem de gestão interna – Bill destacou mudanças no board para alcançar maior transparência-, quanto no foco cada vez maior em prover soluções em nuvem, considerados pelo executivo como um novo capítulo para a empresa. Diante disso, a arma escolhida para consolidar essa estratégia é oferta plataforma de dados em memória Hana na nuvem (“cloud powered by Hana”).
A nuvem hoje apresenta um crescimento de 3 dígitos em negócios para a SAP, segundo detalhou o vice-presidente da divisão de plataformas e soluções para a América Latina, Haroldo Level. O serviço de Hana em cloud, suportado por 20 data centers, já é utilizado por possui 36 milhões de usuários em todo o mundo. Assim, a companhia quer reforçar a potencial do Hana não apenas para integrar todas as soluções ofertadas por ela na nuvem, simplificando a tecnologia e otimizando os processos, mas também no desenvolvimento de novas aplicações de negócios para análise preditiva com base nos dados. A própria SAP, conforme citou McDermott, conseguiu reduzir o consume de dados de 11 terabytes para dois com a ferramenta na nuvem. 
Esses movimentos já permeiam a estratégia da SAP no Brasil, o terceiro maior mercado para a companhia. Segundo a vice-presidente de parcerias e operações da SAP para a América Latina, Sandra Vaz, toda a metodologia de trabalho com parceiros iniciados no país, e depois no Chile e Peru, estão sendo aplicadas para toda a região.
“Depois de diversas aquisições de empresas e de um processo de integração, agora conseguimos ter ofertas dentro de casas, consolidando a imagem da empresa como provedora de tecnologia na nuvem. Na América Latina, os canais que com atuação em mais de um país, agora tem métodos unificados. Tudo isso permitir trabalhar de maneira mais simples e atender nossos clientes com mais rapidez”, avaliou Sandra.
Através do foco em simplicidade e soluções verticalizadas na nuvem Sandra destaca que é possível chegar a segmentos como o de PMEs, especialmente através de ecossistemas que permitem que a tecnologia da SAP seja utilizada de ponta a ponta, por exemplo, por uma grande empresa e sua cadeia de revendedores, possibilitando a troca de informações de maneira otimizada. 
Inovação

Durante o keynote speaker, o CEO Bil McDermmot, enfatizou a necessidade das empresas prepararem seus negócios para uma nova realidade. Nesse contexto, olhando para o que o CEO denominou de “economia em rede”, a fase que irá suceder a economia baseada na internet até 2020, onde a colaboração e integração entre pessoas e processos será fundamental.
Nesse sentido, a SAP tem investido no desenvolvimento de soluções com foco em diversas tendências tecnológicas, como big data, mobilidade, omnichannel, sem contar a nuvem, orientadas para 25 indústrias diferentes. De acordo com vice-presidente da divisão de plataformas e soluções para a América Latina, Haroldo Level, atualmente 70% do negócio da SAP está em inovação. 
“A visão sobre a nuvem está mudando e estamos caminhando cada vez mais para o contexto em que análise preditiva é chave para a competitividade. Antigamente falávamos sobre um terabyte, e isso hoje não é nada. Talvez o termo ‘big data’ mude, mas ainda vamos deixar todo mundo muito ocupado por muito tempo pois, juntamente com o omnichannel, esta é a nova forma de fazer negócios”, complementou. 
Anúncios

No primeiro dia Sapphire, a SAP anunciou a inclusão do Fiori, conjunto de 300 aplicações para produtividade e personalização orientada aos usuários, que será oferecido gratuitamente de maneira integrada ao SAP Business Suite, em suas bases de dados e SAP Business Suite em HANA. Além disso, foram anunciadas parcerias com o eBay e Ariba Network para o desenvolvimento de sistemas de catálogos de marketplace em nuvem para ecommerce. O serviço será oferecido gratuitamente aos clientes por 30 dias. 
*A jornalista Karen Ferraz viajou a Orlando a convite da SAP

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.