SAP adota discurso de “simplicidade e agilidade”

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10:47 am - 20 de agosto de 2014
SAP adota discurso de "simplicidade e agilidade"
A SAP está passando por um momento de transformação. Assim definiu Cristina Palmaka, Presidente da SAP Brasil, em entrevista durante a 17ª edição da Conferência Anual da Asug (Associação de Usuários SAP). Segundo a executiva, desde a posse de Bill McDermott como CEO global, a empresa vem mudando o foco de atuação, buscando um direcionar suas ações com foco em mais agilidade e simplificação.

“A SAP não é conhecida por ser a empresa mais simples. E essa é a nossa visão de futuro. Queremos trazer soluções que impactem de maneira precisa nos negócios de nossos clientes. Sabemos que não é fácil, mas é uma jornada que se inicia com a nova direção de portfólio que temos endereçado”, explica Cristina.

A empresa está apostando na migração de seu ERP e soluções on premise para modelos em nuvem. A mudança facilita nas implementações, reduz as customizações e tornam o produto mais acessível para os clientes. Com a aquisição de empresas, a SAP pode ainda aumentar o portfólio de soluções oferecidas, buscando cada vez mais por produtos que atendam necessidades específicas e a expectativa dos clientes.

A executiva ainda ressalta que isso não é um indicativo de que os ERPs estão perdendo espaço. Segundo ela, no Brasil ainda existem muitas oportunidades para se gerar receita com a venda de ERPs, mas agora as empresas podem utilizar essa ferramenta de forma mais estruturada. 

“Nosso foco não é competir com o ERP, e sim complementá-lo, como a parte de business inteligence e análise preditiva. Você irá usar a informação que está no ERP, mas irá processá-la junto com algoritmos de analytics e para fazer uma projeção futura. Na verdade, nós estamos trazendo uma melhor gestão paras empresas”, avalia.

Business One
De acordo com a executiva, o Business One cresce a mais de três dígitos após ir para a nuvem. Ela diz que a SAP encontrou a fórmula de um produto com a robustez da SAP na nuvem, mas de forma simples e acessível. 

“Nós estamos incentivando todos os nossos clientes a migrarem para a nuvem, pois a experiência é bem mais interessante”, ressalta. 

Mercado local
Segundo Cristina, o foco da companhia no Brasil, no momento, não está no ERP – mesmo ele representando entre 30% e 40% da receita. As empresas não querem apenas esse software, mas também atender demandas como big data. Para isso, contudo, é preciso que as ferramentas ofereçam informações que façam sentido. 

“Big data não é somente processar grandes volumes de informação, mas sim produzir algo que realmente agregue valor para as empresas. Com a internet das coisas, sensores estão espalhados em produtos de empresas [como pneus, utilizando a Goodyear como exemplo] para colher informações que possam ajudar a reduzir custos e aumentar receita”, pontua.
Estrutura
Motivada pelos resultados positivos obtidos no ano de 2013 no país, foram abertas quatro novas diretorias, que se dividirão entre Minas/Centro Oeste, Rio/Nordeste, Sul e interior de São Paulo, para explorar novas oportunidades — principalmente por serem regiões em que a demanda é avaliada como reprimida. 

“A nossa presença física, com equipe completa e toda a estrutura para atendimento do cliente, reforçam a atuação no ecossistema e abrem uma possibilidade enorme, pois nós temos crescido em praticamente tudo”, conclui.

Os planos de 2015 foram traçados em cima dos bons resultados dos últimos anos. Foi criada um setor específico para atuar com o setor público dentro da empresa e, agora, a empresa se aproveita da inciativa para entrar no segmento de saúde e educação. “Nós temos alguma presença, mas não de fato uma relevância no setor, e é isso que nós vamos em busca no próximo ano”, conclui. 

Plataforma de colaboração da Asug Brasil 
Foi apresentada também durante o evento a nova plataforma de colaboração da Asug Brasil, acessível em multi plataformas. Segundo Cláudio Fontes, recém-nomeado presidente da associação, além de atender demandas dos associados, o objetivo é estimular o debate e troca de informações com retorno rápido. 

“Nós estabelecemos como prioridade entregar uma nova plataforma de interação social para aproximar associados para compartilhar conteúdo gerado e suas atividades, causando uma mudança na forma de participação do associado”, detalha Fontes. 

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