Com machine learning, SAP acelera a era das vitrines inteligentes

Author Photo
5:01 pm - 20 de setembro de 2017

Aplicativos que “pensam”, fazem afirmações e previsões de forma independente já são realidade e estão movimentando mercados, colaborando para otimizar o desempenho de empresas e facilitar as opções dos consumidores. Uma das principais tecnologias por trás das soluções de inteligência artificial é a de machine learning, que ensina computadores a detectar padrões e criar conexões pela exibição de enormes volumes de informações.

A SAP desenvolveu, para ambientes de varejo, uma solução de recomendação de produtos que transforma as vitrines da moda em auxiliares inteligentes de venda e de administração.

“A solução Vitrines Inteligentes foi desenvolvida para atender simultaneamente às necessidades de dois públicos: dos administradores do Varejo e dos consumidores”, explica Elia Chatah, especialista em soluções de Varejo da SAP Brasil.

“Em vez de rodar softwares para concluir tarefas específicas, a plataforma usa Big Data e algoritmos sofisticados para aprender, sozinha, a executar as tarefas”, conta Chatah. “Dessa forma, é possível ir muito além da simples capacidade da análise preditiva e das funções analíticas de Big Data, superando até, muitas vezes, a capacidade do próprio ser humano.”

Benefícios para todos

Para os consumidores, a solução é transparente e a experiência é simples. Ao ficar diante da loja, uma câmara capta a imagem do cliente e identifica algumas de suas características relevantes, como a cor do cabelo, idade, sexo, as cores de suas roupas e acessórios (entre eles, blusa, calça, sapatos e óculos, por exemplo) e até o humor.

A partir daí, por meio da tecnologia SAP Leonardo Machine Learning, o sistema fará uma sugestão de compra, visualizada em uma tela, aliando combinações de roupas e acessórios que se alinham ao gosto do consumidor. O resultado é um aumento da propensão de compra.

Para os lojistas, a solução também se mostra extremamente inteligente e produtiva. O sistema pode se conectar à internet para descobrir o que está em voga, conforme as funções analíticas coletam e analisam informações em tempo real de feeds sociais. Inclui, ainda, publicações e imagens de blogueiros de moda, Instagram e Facebook. Dessa forma, essas funções de análise ajudam os executivos a se informarem sobre as tendências da moda ao redor do mundo e sobre os lançamentos nas mais importantes capitais fashion, como Tóquio, Paris, Nova Iorque e Roma.

Próximo passo

Com esses insights orientados por dados, a solução Vitrines Inteligentes cruza informações para garantir que as cores e os estilos com melhores vendas estejam sempre disponíveis. Assim, maximiza a receita e satisfaz os clientes cada vez mais exigentes.

“A partir dessas informações, a solução calcula previsões de demanda. Ela propicia decisões mais assertivas para as compras e evitando tanto a falta de produtos quanto estoques excessivos”, diz Elia Chatah. “O impacto no design, planejamento da produção, controle do estoque e determinação dinâmica de preços é enorme, ajudando a garantir que os itens certos cheguem aos lugares certos e alcancem os clientes certos”. E o executivo destaca ainda a naturalidade de integração – por comando de voz – proporcionada pela solução. “O funcionário da loja realmente ´conversa` com a máquina”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.