São Paulo tem 4G mais rápido da América Latina e Buenos Aires o pior

Relatório da OpenSignal destaca que cidade de São Paulo, dentre as seis maiores da América Latina, tem melhor média de download.

Author Photo
4:43 pm - 14 de agosto de 2019

Dentre as maiores cidades da América Latina, São Paulo tem a maior velocidade de download no 4G. O estudo da OpenSignal, divulgado nesta semana, indica que a cidade brasileira tem uma média de 21.3 Mbps.

O relatório também analisou as cidades de Bogotá, Buenos Aires, Lima, Cidade do México e Santiago.

Foi descoberto que em todas as seis cidades os usuários têm melhor disponibilidade de sinal às 4h da manhã, quando poucas pessoas estão usando as redes. Já em horários considerados de pico, os números naturalmente caem.

  • São Paulo: média de 21.3 Mbps e máxima de 31.9 Mbps;
  • Bogotá: média de 16.5 Mbps e máxima de 27.5 Mbps;
  • Buenos Aires: média de 16.2 Mbps e máxima de 24.1 Mbps;
  • Lima: média de 16.7 Mbps e máxima de 25 Mbps;
  • Cidade do México: média de 21 Mbps e máxima de 29.1 Mbps;
  • Santiago: média de 17.1 Mbps e máxima de 31.4 Mbps.

opensignal america latina

Algo que pode ser observado é que, mesmo em horários onde a velocidade do 4G é mais baixa, a cidade de São Paulo fica próxima da média das outras. Também que na Cidade do México o sinal é consistente, atingindo máxima de 31.4 Mbps.

Na outra ponta, Santiago tem a maior flutuação, atingindo 9.2 Mbps de velocidade em horários de pico. Buenos Aires, por sua vez, fica com a média mais baixa (16.2 Mbps), embora Bogotá e Lima estejam bem próximas na métrica.

América Latina em foco

De acordo com um estudo da Cisco, o tráfego de dados móveis cresceu 68% em 2017. Na América Latina, 350 milhões de pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet, sendo cerca de 139 milhões no Brasil.

A média de uso diário de internet do brasileiro é de 9h29, considerando todos os dispositivos. Somente em redes sociais, temos uma média de uso de 3h24/dia.

 

No final de agosto, a OpenSignal havia divulgado um outro relatório específico sobre as operadoras brasileiras. Nele, foi apontado que a Tim tem a melhor disponibilidade de sinal 4G do país, alcançando 82.4% dos municípios.

Já tratando-se da experiência de download, a maior média foi da Claro, com 19.8 Mbps. A  A Vivo ficou em segundo com 14.2 Mbps, a TIM em terceiro, com 11.6 Mbps, e a Oi em último com média de 8.6 Mbps.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.