São Paulo lança programa de transformação digital e hub de inovação

A Prefeitura de São Paulo publicou nessa quinta-feira (18) um decreto que institui o Programa de Transformação Digital na cidade de São Paulo. A iniciativa determina diretrizes para a atuação tecnológica dos órgãos municipais com foco no atendimento à população. Outro projeto anunciado pela Prefeitura foi um novo hub de inovação, o Inspira Sampa. Será um centro de tecnologia e inovação que busca promover, segundo o órgão, novas ideias e alternativas para a cidade, aprimorando a interface entre Prefeitura, academia e iniciativa privada.

As duas iniciativas são capitaneadas pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo por meio da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SMIT/CGTIC) e da Empresa Pública de Tecnologia da Cidade de São Paulo (Prodam).

O Programa Municipal de Transformação Digital busca aproximar a gestão municipal do cidadão. Ao mesmo tempo, segundo a Prefeitura, visa diminuir as desigualdades por meio do uso da tecnologia e da inovação como habilitadoras da inclusão.

“É necessário um olhar para o contexto da Transformação Digital do governo, focando nos pontos que as Políticas se integram e interagem. Nesse sentido que surge o Programa de Transformação Digital da cidade de São Paulo, que versa sobre o processo de aprimoramento das capacidades internas, aliadas ao provimento de ferramentas e diretrizes que facilitam e atualizam a relação entre o governo municipal e o cidadão, fortalecendo a relação de confiança entre as partes a partir do uso de tecnologia e inovação”, explica o coordenador de Gestão de TIC da Prefeitura de São Paulo, André Tomiatto.

Um centro para iniciativas ESG

Feito em parceria da Prodam com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e o Conecta Hub, o Inspira Sampa terá sua base nos pilares ESG (Environmental, Social e Governance). O centro de tecnologia ficará localizado no Centro Histórico de São Paulo.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa visa gerar novas tecnologias, monitorando tendências e oportunidades de mercado e criar soluções que envolvam projetos de ESG, como ações contra desigualdade social, preservação do meio ambiente, segurança da informação e transparência.

Grupos de trabalho com residentes, no caso seis startups, também serão criados com foco em analisar problemas e avaliar os produtos em desenvolvimento ou desenvolvidos.

“O InspiraSampa será um centro de excelência em inovação e soluções tecnológicas. Em parceria com as big techs, as maiores empresas de tecnologia do mundo, iremos experimentar, testar e incorporar tecnologias de ponta, como o 5G, o IoT, inteligência artificial, análise de dados no desenvolvimento de soluções para São Paulo”, destacou o CEO da Prodam, Johann Dantas.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago