São Paulo está na mira de ataques ransomware

O estado de São Paulo é uma região muito visada pelos criminosos digitais. É o que revela estudo realizado pela SonicWall. A análise, executada de abril a maio deste ano, indicam que São Paulo foi alvo de 3,03 milhões de ataques. O mesmo levantamento realizado em abril e maio mostrou, ainda, que 3,3% de todos os ataques direcionados contra o Brasil estão relacionados com tentativas de sequestro de dados. Apesar disso, a incidência de ransomware no Brasil baixou 26%, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Esse quadro está em linha com o que foi mostrado no relatório SonicWall de CiberAmeaças 2018, divulgado em março passado. Segundo Simone Oliveira, gerente de Marketing da SonicWall no Brasil, houve queda de 71,2% de ataques de ransomware em todo o mundo. “Américas continuam sendo alvo desses ataques, recebendo 46% de todas as tentativas de ransomware disparadas em 2017”, completa.

Outra modalidade de ataque que continua avançando no Brasil é o phishing – vetor importante dos ataques de ransomware e outras modalidades. Análises produzidas pelo SonicWall Security Center nos últimos meses mostram que o Brasil só está atrás dos EUA em ataques deste tipo. Enquanto 14,75% do malware direcionado aos EUA é phishing, no Brasil essa marca é de 11,1%.

Em seguida vem a Alemanha, com 8,6% e a Índia, com 6,4%. “O phishing, em especial, demanda que os times de TI e Segurança das empresas empreendam campanhas educativas. É fundamental ajudar o usuário a tomar uma nova atitude diante de e-mails armadilhas com promessas de descontos em passagens aéreas, bônus em compras online, etc. Isso exige o uso de tecnologias de segurança para correio eletrônico que vão muito além de tradicionais soluções de AntiSpam”, detalha Simone.

A soma desse tipo de ação educativa com soluções eficazes de identificação e eliminação de phishing – como a plataforma de sandbox SonicWall Capture Advanced Threat Protection – pode diminuir significativamente potenciais vulnerabilidades nas empresas. “Esse sandbox multimotor baseado em nuvem utiliza as informações produzidas 24×7 pelo SonicWall Security Center para identificar as mais novas variantes de malware e ajudar os CISOs a protegerem seus ambientes contra essas ameaças.”

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago