São Paulo está na mira de ataques ransomware

Brasil segue como segundo destino de ataques de phishing, revela levantamento do SonicWall Security Center

Author Photo
5:04 pm - 06 de agosto de 2018

O estado de São Paulo é uma região muito visada pelos criminosos digitais. É o que revela estudo realizado pela SonicWall. A análise, executada de abril a maio deste ano, indicam que São Paulo foi alvo de 3,03 milhões de ataques. O mesmo levantamento realizado em abril e maio mostrou, ainda, que 3,3% de todos os ataques direcionados contra o Brasil estão relacionados com tentativas de sequestro de dados. Apesar disso, a incidência de ransomware no Brasil baixou 26%, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Esse quadro está em linha com o que foi mostrado no relatório SonicWall de CiberAmeaças 2018, divulgado em março passado. Segundo Simone Oliveira, gerente de Marketing da SonicWall no Brasil, houve queda de 71,2% de ataques de ransomware em todo o mundo. “Américas continuam sendo alvo desses ataques, recebendo 46% de todas as tentativas de ransomware disparadas em 2017”, completa.

Outra modalidade de ataque que continua avançando no Brasil é o phishing – vetor importante dos ataques de ransomware e outras modalidades. Análises produzidas pelo SonicWall Security Center nos últimos meses mostram que o Brasil só está atrás dos EUA em ataques deste tipo. Enquanto 14,75% do malware direcionado aos EUA é phishing, no Brasil essa marca é de 11,1%.

Em seguida vem a Alemanha, com 8,6% e a Índia, com 6,4%. “O phishing, em especial, demanda que os times de TI e Segurança das empresas empreendam campanhas educativas. É fundamental ajudar o usuário a tomar uma nova atitude diante de e-mails armadilhas com promessas de descontos em passagens aéreas, bônus em compras online, etc. Isso exige o uso de tecnologias de segurança para correio eletrônico que vão muito além de tradicionais soluções de AntiSpam”, detalha Simone.

A soma desse tipo de ação educativa com soluções eficazes de identificação e eliminação de phishing – como a plataforma de sandbox SonicWall Capture Advanced Threat Protection – pode diminuir significativamente potenciais vulnerabilidades nas empresas. “Esse sandbox multimotor baseado em nuvem utiliza as informações produzidas 24×7 pelo SonicWall Security Center para identificar as mais novas variantes de malware e ajudar os CISOs a protegerem seus ambientes contra essas ameaças.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.