São Paulo e Movimento Brasil Digital fecham parceria para cursos em TI

Parceria prevê vagas em 33 empresas e ações no aperfeiçoamento de cursos profissionalizantes

Author Photo
10:09 pm - 05 de novembro de 2019

O Governador do Estado de São Paulo João Doria assinou hoje (5/11) parceria com o Movimento Brasil Digital (MBD) para abertura de vagas de emprego do programa Minha Chance. O Minha Chance mira a empregabilidade por meio de cursos com carga horária de 80 e cem horas, ofertados de acordo com a demanda de empresas parceiras que cadastraram suas vagas no portal do Minha Chance.

Agora, a iniciativa incluirá 33 novas grandes empresas à iniciativa e prevê a realização de ações no aperfeiçoamento dos cursos profissionalizantes já ofertados. Os alunos podem se inscrever por meio do site www.viarapida.sp.gov.br até a próxima segunda-feira (11/11). A busca é feita por município e opção por curso disponível. A previsão de início para as novas turmas é em 19 de novembro.

“Gerar emprego e oportunidades são as prioridades máximas do nosso governo. E nas oportunidades classificamos o empreendedorismo como um ponto fundamental de um Estado povoado de jovens com vontade de colocar novas ideias em prática”, disse Doria.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, o Minha Chance conta com 63 empresas cadastradas no programa. Desse total, 27 companhias lançaram potencial de abertura de 21.960 vagas de emprego no Estado de São Paulo, previstas em curto e médio prazos.

O programa de empreendedorismo do Governo, que também prevê formação em cursos profissionalizantes, tem até o momento 38 turmas concluídas, com 1.140 alunos formados, em seis diferentes cursos: almoxarife-estoquista; operador de caixa; montagem e manutenção de computador; técnicas de vendas; espanhol para recepção e inglês para recepção.

Segundo Adelson de Sousa, presidente da IT Mídia e do Conselho do Movimento Brasil Digital, esse é um passo importante para o País e o MBD, que busca formar 3 milhões de brasileiros em habilidades digitais e empregar 1 milhão em até cinco anos.

Criado em 2017, o Movimento Brasil Digital tem como propósito promover o diálogo entre os setores público e privado, para construção de propostas que tragam tecnologia e inovação para o centro da estratégia do país. O Movimento Brasil Digital conta atualmente 33 empresas mantenedoras, representadas no Conselho por seus respectivos CEO’s, sendo estas as maiores provedoras e consumidoras de tecnologia do País.

Sousa revela que a semente do MBD começou com o profissional do futuro, por meio do Instituto IT Mídia que em dez anos de projeto entregou mais de 500 bolsas de estudo para jovens de baixa renda.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.