Notícias

São João de Campina Grande contou com tecnologia de reconhecimento facial

A 36ª edição da festa de São João, que aconteceu entre junho e julho em Campina Grande (PA),  teve um diferencial tecnológico: o uso de um sistema de reconhecimento facial para reforçar a segurança dos presentes — que, em uma conta bem modesta, chegaram a 1,5 milhão de visitantes.

Trata-se do Facewatch: fundada em 2010, a companhia inglesa começou a operar enviando imagens gravadas em câmeras de circuito fechado (CCTV) para a polícia. Porém, com o surgimento (e expansão) de tecnologias que reconhecem faces de forma quase instantânea, a empresa já consegue entrar em contato direto com as autoridades segundos após o sistema identificar o rosto de um possível suspeito, presente em uma base de dados utilizada pela tecnologia.

A companhia, que no Reino Unido tem contrato com diversas redes de supermercado, foi trazida ao Brasil pela Staff Solutions, que realizou uma parceria com a Intel para incluir a solução no portfólio IMRS – Intel® IoT Market Ready Solutions, o que garante que o produto opera dentro de um determinado padrão de excelência e também acelera sua implementação em outros países. Por ter sido criado na Europa, o Facewatch já cumpre os requisitos da GDPR, a legislação europeia que equivale à Lei Geral de Proteção de Dados.

O evento de Campina Grande foi o primeiro fora do Reino Unido em que se usou o Facewatch com o objetivo de proporcionar segurança e monitoria em um evento de grande porte: no Brasil, a tecnologia costuma ser adotada por empresas privadas pela polícia do Rio de Janeiro em situações mais restritas.

Para Reginaldo Rodrigues, diretor de canais, distribuição e vendas da Intel Brasil, o caso de Campina Grande mostra que o uso da tecnologia dentro do mundo de segurança é um caminho sem volta: “Se a gente for pensar só no crescimento do uso de câmeras em segurança, estamos falando de um mercado que deve faturar US$ 68 bilhões até 2023, com um crescimento anual de 23%. Isso sem considerar que, dentro da área de segurança, o setor mais demandante é o de reconhecimento.”

 

Resultados

A implementação da tecnologia de reconhecimento foi um pedido da organizadora do evento, que gostaria de testar a solução como uma forma de proporcionar maior segurança aos frequentadores da festa. A Staff Solutions, então foi contratada para este ano com o objetivo de selecionar a tecnologia utilizada.

A edição de 2019 foi importante para a companhia porque, no ano anterior, a experiência com uma outra solução não foi muito boa. “Enfrentamos complicações depois de uma tentativa fracassada com uma solução de reconhecimento facial diferente no ano passado, de modo que a polícia e o governo local estavam céticos quanto ao resultado do evento”, explicou Evandro Mesquita, Diretor Comercial da The Staff Solutions.

Mas, segundo Mesquita, o problema foi selecionado com o uso do Facewatch “Conseguimos trabalhar em conjunto com eles [a Polícia Militar da Paraíba], a empresa responsável pelo evento e um provedor de internet local, em um formato de segurança colaborativa.”

No total, foram instaladas 250 câmeras com software de reconhecimento facial em todas as entradas e acessos do Parque do Povo, que possui 42 mil e 500 metros quadrados de extensão. Com o uso do sistema, Polícia Militar da Paraíba realizou abordagens em 250 casos suspeitos e efetuou 11 prisões, reduzindo em 90% o número de incidentes no evento comparado ao ano passado.

Recent Posts

No mundo, 61% das empresas aumentarão investimento em segurança na nuvem

O Relatório de segurança na nuvem de 2024, publicado pela Fortinet, revela que, à medida…

16 minutos ago

Arte e tecnologia se combinam em exposições imersivas e museus

Não é segredo que a tecnologia impacta todas as áreas de nossa sociedade. A arte,…

55 minutos ago

Caixa Vida e Previdência automatiza tarefas contábeis e ganha tempo

A Caixa Vida e Previdência, especializada em seguros garantidos pelo banco estatal, anunciou essa semana…

2 horas ago

EXCLUSIVO: Sonda faz acordo com Kodak Alaris para ampliar portfólio

A Sonda, integradora de origem chilena, anunciou essa semana uma parceria com a Kodak Alaris…

3 horas ago

Participe! Inscrições para o Prêmio Executivo de TI do Ano 2024 já estão abertas

Já estão abertas as inscrições para o prêmio Executivo de TI do Ano de 2024!…

4 horas ago

Rodrigo Dienstmann: ‘No futuro, teremos o 5G embutido nas estratégias de digitalização das empresas’

A Ericsson está comemorando 100 anos no Brasil. Uma história de transformação não só da…

4 horas ago