Santander adquire 80% da WayCarbon Soluções Ambientais

Consultoria de ESG ajudará a aprimorar as ofertas de sustentabilidade do banco

Author Photo
12:05 pm - 08 de março de 2022
ESG empresa negócios Imagem: Shutterstock

O Grupo Santander anunciou hoje (8) a aquisição de 80% da WayCarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono, empresa de consultoria ESG. A WayCarbon ajuda organizações públicas e privadas a realizar as suas transições energéticas há 15 anos, com 170 funcionários atendendo a clientes de 18 países. A empresa possui três serviços principais: consultoria ESG; software de gestão de estratégias ESG e de risco climático; e originação e comercialização de créditos de carbono.

A negociação tem foco em aprimorar as ofertas de sustentabilidade do Santander, a fim de apoiar os clientes de todos os mercados em suas transições para a economia de baixo carbono. O acordo também ajudará o banco a avançar ainda mais em seus próprios objetivos ESG, comprometendo-se com o mercado voluntário de carbono, com programas de reflorestamento e de conservação florestal e com outras formas de comércio de emissões.

“Enxergamos uma oportunidade única de posicionar o Santander à frente de um mercado que irá crescer de forma exponencial. A originação e a negociação de créditos de carbono são importantes ferramentas para acelerar tanto o corte quanto a compensação de emissões, da mesma forma que os CBIOs, que são os créditos de descarbonização criados no Brasil para o setor de combustíveis, no âmbito do Renovabio. O estímulo financeiro é um poderoso acelerador, que se soma de forma decisiva às ações de educação e conscientização”, comenta Carlos Aguiar, diretor de Agronegócios do Santander Brasil.

O Santander tem o objetivo de mobilizar € 120 bilhões em negócios relacionados às finanças verdes entre 2019 e 2025, e € 220 bilhões até 2030 como parte de sua agenda sustentável e de seu apoio à transição de seus clientes para uma economia de baixo carbono.

A compra da participação na WayCarbon deverá ser concluída no segundo trimestre de 2022, sujeita a condições de fechamento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.