Santa Casa de Presidente Prudente elimina papel e economiza R$ 30 mil por mês

Empresa adotou sistema de gestão clínica Athimos hospedado em nuvem privada da e 2Cloud

Author Photo
11:00 am - 11 de março de 2024
oncoclínicas, privacidade dados saúde digital segurança santa casa Imagem: Shutterstock

Dados mais organizados, fáceis de encontrar e seguros, reduzindo erros humanos na hora de procurar informações no prontuário eletrônico do paciente, além de redução de espaço físico e de gastos – R$ 30 mil a menos por mês só com a redução do uso de papel. Estes foram alguns dos resultados obtidos pela Santa Casa de Presidente Prudente, que fica no interior de São Paulo, a partir do uso de um sistema de gestão clínica em nuvem privada da 2Cloud.

Atualmente a instituição hospitalar tem 1,7 mil usuários ativos no sistema, e utiliza a solução – chamada Athimos – para gerar documentos de 2 mil internações, 1 mil consultas ambulatoriais e 7,5 mil pronto-atendimentos por mês. São 4 milhões de documentos de prontuário produzidos por ano na plataforma.

Segundo Leandro Rodrigues da Rocha, gestor de qualidade do hospital, a Santa Casa de Presidente Prudente usava a prescrição eletrônica antes do sistema, mas ainda havia muita documentação em papel. Com a adoção do Athimos, praticamente todo papel relacionado ao prontuário do paciente foi eliminado, e a usabilidade do sistema melhorou a comunicação entre as equipes médica-assistenciais.

Leia também: 16 macrotendências apresentadas por Amy Webb no SXSW 2024

Outro benefício obtido foi o aumento da segurança na checagem beira-leito, que agora permite o uso de um notebook acoplado a um carrinho. A equipe de enfermagem realiza o plano de cuidados diário do paciente e registra tudo na mesma hora.

“A conferência é em tempo real, e cada paciente é visto como um todo assim que ingressa na Santa Casa: da equipe da farmácia até a de enfermagem, as gerências, os auditores internos e os médicos, todos têm acesso ao histórico, resultando em um atendimento global, com dados centralizados, muito mais ágil e seguro”, diz Rocha.

Segundo Daiane Graciela Hilário, gerente assistencial da instituição, o sistema trouxe economia de tempo na realização de processos relacionados ao atendimento. A gestora conta que levou cerca de seis meses entre o início do projeto, a revisão de processos e a entrada em uso do sistema.

“Lidero mais de 400 enfermeiros e técnicos de enfermagem na Santa Casa de Presidente Prudente, e posso dizer que o processo de inserção do Athimos em nossa rotina foi surpreendentemente positivo”, ressalta. “Vemos o sistema não apenas como um facilitador, mas também como uma oportunidade de crescimento para os profissionais e para o hospital, pois o futuro é online.”

Avanço na digitalização

O uso do Athimos permitiu à Santa Casa de Presidente Prudente a obtenção de certificações. Além disso, diz Marcelo Soares, gestor de TI da Santa Casa, alocar o sistema na nuvem privada foi importante para obter flexibilidade de armazenamento e disponibilidade remota.

“Estes pontos, somados ao plano de contingência desenhado para nosso uso do sistema em nuvem, foram muito altos da escolha pela hospedagem do Athimos com a 2Cloud”, diz o gestor. “Mas não são os únicos: também tivemos ganhos como economia de infraestrutura, já que não foi necessário investir em servidores próprios, o que culminou em aportes liberados para ampliação do parque de notebooks e computadores para os times assistenciais.”

O CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz, explica que o ambiente 2Cloud SP3, em que fica hospedado o Athimos usado pela instituição de Presidente Prudente, fica localizado em São Paulo (SP), e é indicado para missão crítica. “O ambiente SP3 é fruto de uma parceria nossa com a gigante global Equinix”, detalha. “Também oferecemos à TI da Santa Casa de Presidente Prudente o suporte de nossa equipe de operações e monitoramento, que opera em regime 24x7x365, protegendo até mesmo contra os ataques cibernéticos mais avançados.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.