Categories: Notícias

Samsung quer lançar smartwatch com rede móvel

A Samgung está negociando com a SK Telecom o lançamento de uma versão do Gear 2 com rede móvel embutida. Isso permitiria que usuários do relógio inteligente pudessem receber ligações de telefone diretamente do dispositivo. Apesar de não ser uma novidade, o fato de a Samsung conseguir fazer essa tecnologia funcionar bem poderá alterar drasticamente o cenário para os wearables.

Inicialmente o dispositivo seria disponibilizado somente no mercado sul-coreano e, posteriormente, se estenderia a outras regiões, segundo informou um jornal local. Para tanto, Gear 2 precisará ganhar algumas modificações importantes para suportar um cartão SIM e uma rede móvel, pois ambos deixarão o aparelho mais pesado. Mas o grande desafio técnico para relógios inteligentes equipados com redes móveis ainda é a vida útil da bateria.

O Galaxy Gear original roda o sistema operacional Android, do Google. Ele possui rádio Bluetooth, mas não tem conexão de dados ou wi-fi. Mesmo sem conexão com rede banda larga móvel, o Gear oferece somente 24 horas de vida últil de bateria. No Gear 2, anunciado recentemente, a Samsung otimizou significativamente a duração da bateria para dois a três dias de uso.

Esses ganhos provavelmente foram alcançados pela substituição do sistema operacional, que agora é o Tizen, a própria bateria e componentes como CPU. Adicionar uma rede móvel poderia reduzir a duração da bateria novamente para 24 horas. Isso pode não ser um problema para alguns usuários, mas não faz sentido como atrativo para um smartwatch capacitado com redes móveis.

Os benefícios proporcionados por um relógio inteligente conectado são muitos, já que a possibilidade de fazer chamadas de qualquer lugar é algo que impulsionaria sua adoção. Com conexão de dados independente, esses devices poderão sincronizar e atualizar mais frequentemente alguns dados, como condições climáticas e calendários. Além disso, poderão servir como parceiros de trabalho ou até informar dados de localização para eventos emergenciais. Combinado com a câmera embutida, um relógio conectado também consegue transmitir vídeos ao vivo para outros dispositivos.

A Samsung espera que desenvolvedores se animem com essas e outras possibilidades para os smartwatches. Recentemente, a companhia lançou um SDK Tizen para seus relógios inteligentes Gear 2 e Gear 2 Neo que roda em Windows, Ubuntu e Mac OS X.  Além disso, a previsão da empresa é que mais de 100 apps sejam disponibilizados quando os relógios estiverem à venda.

A primeira versão do Gear 2 será lançada em abril, mas será equipada somente com Bluetooth, o que significa que seus usuários vão precisar conectar o dispositivo ao celular para fazer ou receber ligações. Ainda não há uma data prevista para o lançamento da segunda versão.

 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago