Notícias

Samsung lança tela 4K gigante colaborativa para empresas

A Samsung revelou na última semana, durante a feira de tecnologia CES 2018, em Las Vegas, a sua versão de um whiteboard (quadro branco) digital colaborativo. Chamado de Flip, o display inteligente da fabricante sul-coreana é mais um aparelho do tipo a chegar ao mercado, depois de iniciativas similares de fabricantes como Google, Microsoft e Cisco.

Todas essas empresas querem substituir os tradicionais quadros brancos e seus suportes por um hardware com touchscreen habilitado para facilitar a colaboração durante reuniões e sessões de brainstorming. 

Até quatro pessoas podem interagir com a Samsung Flip ao mesmo tempo, usando as mãos ou uma caneta stylus para criar conteúdos ou fazer anotações. Feita para ser usada em salas de reunião, a tela 4K de 55 polegadas pode mudar da orientação de retrato para paisagem, dependendo da necessidade da empresa. O dispositivo conta com portas USB que permitem conexão com PCs e aparelhos móveis, assim como via conectividade wireless. 

Uma habilidade integrada para compartilhamento de tela permite que o conteúdo da Flip seja visualizado diretamente em PCs e dispositivos móveis, o que pode ser especialmente útil para funcionários que não estejam presentes no local. 

A Flip roda o sistema operacional Tizen, que também é usado em diversos outros produtos da Samsung, incluindo as suas smart TVs, e conta com 8GB de armazenamento interno. 

Com preço sugerido de 2.700 dólares, a Samsung Flip custa menos do que aparelhos rivais, como o Google Jamboard for G Suite, lançado em 2017 por 5 mil dólares, e o Microsoft SurfaceHub, que chega a 9 mil dólares (modelo de 55 polegadas).

No entanto, esses aparelhos rivais da Samsung oferecem integração com os respectivos pacotes de software para empresas das suas fabricantes, o que lhes dá uma vantagem sobre a tela da Samsung.

“A sala de reuniões tornou-se o novo campo de batalhas para comunicação e colaboração corporativa”, afirma o analista sênior da 451 Research, Raul Castañon-Martinez, que lembra que Google e Microsoft são nomes fortes como fornecedores de software, enquanto a Samsung está presente nesses locais de reunião graças aos seus smartphones e sistemas de telefone PBX. 

Concorrer com outros produtos ricos em recursos é apenas um obstáculo para esses quadros brancos digitais, aponta o diretor de pesquisas da Gartner, Larry Cannell. Whiteboards digitais já estão no mercado de alguma forma há anos e as fabricantes ainda precisam convencer um número significativo de usuários a fazerem a mudança de ferramentas já conhecidas para essas alternativas digitais.

“O desafio com esses produtos não é necessariamente a integração com software back-end”, destaca Cannell. “Em vez disso, eles ainda estão competindo com quadros brancos físicos nas salas e cavaletes enormes. A partir da minha experiência, a maioria dos quadros brancos digitais acabaram sendo usados como projetos digitais chiques”, explica.

Apesar do lançamento de novos modelos por algumas fabricantes no último ano, a demanda por parte dos consumidores ainda está ganhando força, de acordo com Martinez. Isso deve mudar nos próximos um ou dois anos à medida que o hardware fique cada vez mais integrado com softwares de colaboração e produtividade. 

“Quadros brancos digitais estão intersecção de produtividade e colaboração, comunicações unificadas e telefonia, e conferência por áudio e vídeo”, afirma. “Todos eles estão em transição com as novas tecnologias emergentes.”

“Espero que, à medida que cresça a adoção de produtos como o Microsoft Teams, Google G Suite e Cisco Spark, também aumente a demanda por quadros brancos digitais.”

Recent Posts

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

14 horas ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

15 horas ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

16 horas ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

17 horas ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

18 horas ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

18 horas ago