Samsung cria fundo de US$ 300 milhões para startups da indústria automotiva

Author Photo
10:19 am - 20 de setembro de 2017

A Samsung Electronics acaba de estabelecer o Samsung Automotive Innovation Fund, um novo fundo de US$ 300 milhões focado no mercado automotivo. A iniciativa visa o desenvolvimento de tecnologias para automóveis conectados e autônomos, incluindo sensores inteligentes, inteligência artificial, computação de alto desempenho, soluções de conectividade, soluções de segurança automotiva, proteção e privacidade.

Além do fundo, a Harman, que foi adquirida pela Samsung no início deste ano, estabeleceu a Autonomous/ADAS(Advanced Driver Assistance Systems) Strategic Business Unit (SBU). A nova divisão reportará à Unidade de Automóvel Conectado da HARMAN, e trabalhará com a equipe de Máquinas Inteligentes do Centro de Inovação e Estratégia da Samsung (Samsung Strategy and Innovation Center – SSIC) para desenvolver as tecnologias-chave para veículos mais seguros, mais inteligentes e conectados. A equipe de Máquinas Inteligentes do SSIC é um grupo de engenharia automotiva avançada dedicado em desenvolver inovadoras soluções de mobilidade.

Sem acidentes

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os acidentes rodoviários estão entre as 10 principais causas da morte a nível mundial.  Apenas nos EUA, os dados mais recentes sugerem que existem mais de 35 mil acidentes automotivos a cada ano.  A meta da Samsung no mercado automotivo é lidar com este desafio trazendo ao mercado as tecnologias, desde sensores às soluções de processamento de dados, que ajudarão fazer os veículos mais seguros enquanto criarão uma experiência de mobilidade mais confortável e conveniente.

Para tratar a crescente demanda para as soluções integradas, em particular aquelas para o piloto automático, a Samsung e a Harman focarão na engenharia, na computação de alto desempenho, nas tecnologias de sensores, nos algoritmos, na inteligência artificial, assim como nas soluções de conectividade e nuvem, que possibilitam os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS, pela sigla em inglês, Advanced Driver Assistance System) e o piloto automático.

John Absmeier foi designado vice-presidente sênior da nova SBU da Harman, e também materá a sua função atual como vice-presidente de Máquinas Inteligentes para o SSIC. Como líder em ambas organizações, John Absmeier assegurará a colaboração contínua para trazer as soluções Autônomas e dos ADASpara o mercado.

O primeiro investimento estratégico do Fundo de Inovação Automotiva da Samsung será na TTTech, focada em segurança funcional, conexão em rede, sistemas em tempo real, e integração complexa de softwares para as plataformas de ADAS e piloto automático.

A Samsung já obteve licenças para testes nas vias de seu software e hardware de condução autônoma, atualmente, em desenvolvimento na Coréia e na Califórnia. A Samsung não entrará no negócio de fabricação de veículos, mantendo-se focada em trabalhar em parceria com os fabricantes de automóveis, bem como com os facilitadores de mobilidade para desenvolver a próxima geração da inovação automotiva.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.