Salesforce.com cria fundo de venture capital

Author Photo
3:11 pm - 08 de setembro de 2014
Salesforce.com cria fundo de venture capital
Com o objetivo de impulsionar os desenvolvedores de aplicativos móveis, a Salesforce.com tomou uma decisão inusitada: criou um fundo de venture capital especial. A companhia anunciou nesta segunda-feira (8/9) um braço de investimentos batizado de Salesforce1 Fund, que destinará US$ 100 milhões à start-ups que desenvolvam aplicativos para smartphones. Segundo informações do jornal New York Times, o dinheiro será investido especialmente nesse grupo de profissionais para garantir que eles criem programas que funcionem na plataforma móvel Salesforce 1. 

Além da formação de um novo fundo, foram divulgados outros quatro investimentos: a companhia de assinatura de documentos digitais DocuSign; a i.am+, especializada em tecnologia para dispositivos vestíveis criada pelo músico will.i.am, da banda Black Eyed Peas; a InsideSales.com, provedor de serviços de comunicação; e por fim a Skuid, ferramenta de criação de design de aplicativos para usuários. 

A movimentação é o esforço mais recente da empresa de tentar investir na nova geração de startups do Silicon Valley, na Califórnia (EUA), por meio de braços de investimento dedicados. Diversas companhias, desde o Google até o Alibaba Group estabeleceram times de venture capital para garimpar tecnologias promissoras, e possivelmente direcioná-las para se beneficiar com sua nova direção.

Segundo John Somorjai, vice-presidente de Desenvolvimento e Estratégia Corporativa, embora a Salesforce tenha contado com um braço de investimentos por cinco anos e se envolvido com mais de cem companhias, ainda não havia um fundo de venture capital formalmente estabelecido. Mas, conforme a companhia investe em start-ups, ela também busca criar uma marca que ajudará a promover a plataforma Salesforce1. 

Ainda de acordo com o executivo, a ideia é construir o mais amplo ecossistema de companhias. Ele afirmou que a empresa está focada em construir um ecossistema de cloud, ressaltando os investimentos em organizações parceiras. Criar esse tipo de marca será mais útil na hora de abordar as startups, dando a elas incentivo para criar produtos para a plataforma Salesforce 1. O executivo ressalta que companhias já consolidadas também são interessantes, mas que essas já trabalham com a Salesforce, usando a empresa de storage on-line Box como exemplo. 

Embora o objetivo principal do Salesforce 1 Fund seja ajudar a expandir o ecossistemas de aplicativos parceiros, o executivo explica que os investimentos também precisam fazer sentido do ponto de vista financeiro. Em sua visão, isso significa encontrar companhias que não mostrem apenas promessas, mas que possam suportar e contribuir para a plataforma do aplicativo móvel. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.