Saiba como a Ford usa realidade virtual para garantir ergonomia na linha de produção

Author Photo
6:04 pm - 05 de setembro de 2017

A Ford está apostando no uso de tecnologias de realidade virtual para garantir a ergonomia dos trabalhadores que atuam na linha de montagem. Antes de iniciar a produção de um novo carro, além de definir aspectos como design, potência do motor e equipamentos do veículo, a empresa pensa no conforto dos responsáveis pela produção.

Na Ford América do Sul, a técnica tem sido usada desde 2011 e envolve as fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Camaçari (BA), Tatuí (SP) e Troller no Brasil, além das unidades da Argentina e Venezuela, juntamente com a equipe de Engenharia de Manufatura.

A empresa explica que há três tipos de manequins que ajudam a avaliar aspectos como postura, frequência de movimento, interferências manuais e capacidade de carregamento para analisar e diminuir os riscos ergonômicos das atividades. Um deles representa um homem e serve para avaliar a interferência manual e algumas posturas durante o trabalho. Os outros dois representam mulheres e avaliam o acesso da mão, alcance e a capacidade de força.

“Para exemplificar, usamos um manequim de mãos grandes porque, se ele conseguir fazer a montagem da peça sem interferir em outros componentes em um espaço pequeno, qualquer operador conseguirá”, explica Caroline Massolino, ergonomista da Manufatura da fábrica de Camaçari.

Segundo Caroline, as simulações virtuais do trabalho dos operadores são feitas na linha de produção. Para isso, são usados manequins virtuais que representam os operários e imagens dos componentes dos veículos em CAD (desenho assistido por computador). “Os manequins foram criados para encontrarmos a melhor forma de adaptação a situações extremas”, completa.

Conheça mais detalhes sobre a manufatura virtual e os atletas da Ford:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.