Sai GSuite, entra Workspace: Google anuncia nova marca, recursos e preços
Além de novos serviços para fomentar colaboração e facilitar vida de equipes remotas, empresa lança novas opções de assinatura da solução corporativa
![](/wp-content/uploads/2022/04/default.png?x45318)
O Google anuncia nesta terça-feira (6) o Workspace, marca que substitui a vertical GSuite, que compreende soluções que vão do Gmail corporativo aos recursos como planilhas, documentos etc.
De acordo com a empresa, o rebranding marca o novo posicionamento para com suas soluções, que visam não só facilitar o acesso desses serviços em qualquer lugar com conexão de internet, mas também criar recursos que otimizem a colaborações entre pessoas e equipes.
“O local de trabalho realmente abraçou a ideia de que ele pode ocorrer em qualquer lugar e não é necessariamente um espaço definido só por processadores de texto, planilhas e apresentações de slides. O Google Workspace, tanto a marca quanto o posicionamento de identidade, torna-se uma parte crítica desse novo momento”, afirma Javier Soltero, vice-presidente do Workspace, em evento para jornalistas realizado na última segunda (4).
![Sai GSuite, entra Workspace: Google anuncia nova marca, recursos e preços 1 Sai GSuite entra Workspace Google anuncia nova marca recursos e precos Sai GSuite, entra Workspace: Google anuncia nova marca, recursos e preços](https://itforum.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Sai-GSuite-entra-Workspace-Google-anuncia-nova-marca-recursos-e-precos__-1024x576.jpg?x45318)
O executivo também explica que o novo posicionamento, que estava sendo planejado desde o início de 2019, ganhou força por conta da necessidade de aumentar as possibilidades de trabalho remoto por conta da Covid-19, “Esse é o momento mais importante que poderíamos ter para lançarmos essa nova marca”.
Atualmente, a solução do Google de aplicativos de produtividade na nuvem conta com 6 milhões de empresas pagantes e atende, globalmente, um público de 2,6 bilhões de usuários, entre companhias, escolas e usuários.
Novos recursos
Sanaz Ahari, diretora sênior de gestão de produto para o Workplace, explicou alguns dos novos recursos que chegarão junto com a mudança de marca, em continuação às atualizações anunciadas no final de julho.
Dentre os novos recursos, todos pensados para aprimorar a experiência do usuário, estão:
- Links com preview: já disponível para Documentos, Planilhas e Apresentações, o recurso permite ao usuário ter acesso a uma prévia do conteúdo de um link sem a necessidade de clicar nele e ser redirecionado para outra página;
- Dicas inteligentes: disponível a partir desta terça (6) para Documentos, Planilhas e Apresentações, a funcionalidade consiste em otimizar a comunicação entre pessoas que estão trabalhando em um mesmo documento. Ao mencionar um usuário (o que, no Google, ocorre por meio do símbolo @ e o nome da pessoa), o sistema irá sugerir ações como compartilhar um documento ou adicionar a pessoa em uma tarefa;
- Criação de documentos no Rooms: anunciado recentemente, o Rooms é um espaço de trabalho criado no Gmail onde é possível adicionar outros usuários e concentrar por lá a discussão e envio de conteúdos sobre um determinado projeto ou atividade. Neste novo momento, a companhia informou que, em breve, também será possível criar arquivos dentro do Rooms sem acessar outra página (seguindo a linha documentos, planilhas e slides), otimizando processos;
- Visualização do time durante colaboração de arquivos: ainda sem data de lançamento, a nova funcionalidade permitirá aos usuários ter acesso ao recurso picture-in-picture (no qual a tela aparece minimizada, em segundo plano), durante colaborações em documentos, planilhas e slides. “Quando você está colaborando junto em um documento e você consegue ver os outros, é possível ‘pegar’ aqueles sinais visuais que são tão importantes”, explica Ahari.
Preços e Proteção
Junto com a mudança de marca (importante falar que as iniciativas de educação e sem fins lucrativos ainda mantêm o nome ‘GSuite’, que deve ser mudado nos próximos meses), o Google Workspace também anunciou três novas modalidades de assinatura para empresas com menos de 300 licenças:
- Business Starter (R$ 27,00/por usuário) – pacote com recursos básicos e e-mail corporativo integrado ao Gmail;
- Business Standard (RS 54,00/por usuário) – com oferta de videoconferências com maior número de pessoas e armazenamento elevado;
- Business Plus (R$ 81,00/por usuário – para empresas que precisam de segurança reforçada e também gestão em smartphones.
Lembrando que os preços acima são para novos usuários: preços e serviços não mudam para empresas que já contrataram o serviço.
A companhia também apresentou novidades no setor de segurança: para o Meet, solução de videoconferência, o Workspace está trabalhando na classificação de usuários que já “tumultuaram” reuniões antigas para barrá-los de acessar encontros futuros.
E, na gestão de e-mails, a empresa está trazendo um novo recurso que permitirá aos administradores de sistema terem mais visualização e controle das ações tomadas por usuários, a fim de mitigar possíveis vazamentos de dados.