RPA de negócios e TI melhora eficiência de grupo com 300 mil clientes

Adoção de ferramenta da AutomationEdge pelo Grupo Servopa tem levado desempenho, eficiência e escalabilidade.

Author Photo
1:01 pm - 16 de setembro de 2019
automação Imagem: Shutterstock

A plataforma de RPA da AutomationEdge tem levado desempenho, eficiência e escalabilidade ao Grupo Servopa.

A Servopa é uma das principais parceiras de vendas e serviços da Volkswagen no Brasil. A implementação da AutomationEdge, que envolve automação de processos, tem demonstrado resultados eficientes.

Segundo a AutomationEdge, o crescimento de sua base de dados está ligado ao fato de que o mercado brasileiro tem adotado o RPA (Robotic Process Automation) mais rápido do que o esperado.

O que ele faz, em suma, é automatizar tarefas de software que sejam repetitivas a padronizadas. Assim, os negócios podem ter mais eficiência, especialmente os que lidam com grandes volumes de dados e processos.

A AutomationEdge, com uma plataforma integrada de automação de software, unifica a organização das empresas. Isto inclui funções como recursos humanos, finanças, contabilidade, compras, TI, marketing e vendas, operações, etc.

Robotização de tarefas

No exemplo da Servopa, que possui mais de 300 mil clientes, áreas como as de BackOffice, sistemas de TI, transações financeiras de clientes e fornecedores têm uma enorme carga de trabalho.

São nestes pontos que o RPA pode agilizar os processos automatizando estas operações, além de gerar relatórios de integração e afins.

Celina Hara, CIO da Servopa, explica que o processo de automação na empresa foi iniciado no começo de 2019. Ela diz que, apesar de estarem no começo, já entendem benefícios como:

  • “Satisfação dos envolvidos pela melhoria e qualidade de seus trabalhos”;
  • “Agilidade na entrega das tarefas diárias/mensais”;
  • “Trabalhos não afetados por ausência do funcionário”.

Hara ainda explica que a empresa já tem uma “fila de espera para robotização de novas tarefas”.

RPA on Cloud

No lado da AutomationEdge, a maioria dos processos manipulados manualmente são dados de clientes, faturas, e em formatos diferentes (Excel, PDF). Muitos destes não podem ser integrados com facilidade.

Portanto, com recursos de processo contínuo e multiencadeamento, a ferramenta atinge uma velocidade de 250 mil registros a cada 10 segundos.

Foi daí que nasceu o interesse dos dois lados em integrar o RPA: o da Servopa, líder em vendas na região Sul do país; e da AutomationEdge, que une automação de processos de negócios e de TI.

A ferramenta de RPA ainda usa Inteligência Artificial e PNL (Programação Neurolinguística) para lidar com dados não estruturados, como e-mails, bate-papos e afins. Estes podem ajudar áreas como a de suporte ao cliente, vendas, risco e conformidade.

A AutomationEdge também tem a solução RPA como Serviço (RPA on Cloud), que tende a reduzir a carga de investimento e gerenciamento de custos de hardware e software.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.