Roubos de credenciais sobem 1400% no Brasil em dois anos

Pesquisa da Akamai estima que esse tipo de ameaça totalize 3,7 bilhões em 2021, aumento de 1.452% frente a 2019

Author Photo
3:00 pm - 26 de setembro de 2021
phishing Imagem: Shutterstock

O roubo de identidade saltou mais de 1400% no Brasil nos últimos dois anos, segundo a Akamai, empresa especialista em proteger e fornecer experiências digitais. O levantamento mostra que houve 238 milhões de ataques de roubo de credenciais em 2019, sendo que esse volume subiu para 2,9 bilhões em 2020. A projeção é que este índice avance para 3,7 bilhões até o fim do ano, um aumento de 1452% contra 2019.

Claudio Baumann, diretor da Akamai para a América Latina, analisa que o avanço nos ataques de roubo de credenciais ocorrem em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. “Esses tipos de ataques podem ser direcionados, mas também lançados aleatoriamente para pegar algumas vítimas. Essa modalidade é mais frequente principalmente em serviços financeiros”.

Leia mais: Como superar os atritos da inovação?

Os ataques de Credential Abuse Attempts (CRAB), ou ataques de roubo de credenciais, estão relacionados a tentativas de login falsas. Geralmente, o usuário tenta fazer o login em algum site favorito e digita o nome de usuário e a senha por engano várias vezes, enquanto um criminoso tenta acessar esses dados. Do ponto de vista da defesa, os sites devem suspender e limitar as tentativas de login falsas para confirmar a autenticidade assim que o uso anormal for detectado.

“É por isso que sempre recomendamos visitar sites seguros, verificar se a página tem segurança adequada exibindo um cadeado no navegador e, se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu provedor de serviços antes que seja tarde demais”, acrescentou Baumann.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.