Robôs trabalham juntos para alcançar objetivo comum. Saiba qual

Vídeo do Boston Dynamics mais parece um episódio de Black Mirror, mas não é

Author Photo
9:57 am - 14 de fevereiro de 2018

O Boston Dynamics apresentou um vídeo de robôs que colocaram em prática o poder da resolução de problemas de forma colaborativa. O vídeo de 45 segundos mostra dois robôs SpotMini trabalhando juntos para abrir uma porta de escritório.

O SpotMini é um robô de quatro patas de 11 quilos capaz de capturar e manipular objetos usando seu braço de 5 graus equipado com e sensores de percepção.

No vídeo, o primeiro SpotMini se aproxima da porta e parece escaneá-la antes de chamar reforços. À medida que o segundo robô aparece, o primeiro se retira e observa que sua contraparte “armada” se move para a posição, escaneia a porta e depois prossegue abri-la com um braço mecânico.

A estratégia dos robôs é ao mesmo tempo assustadora e fascinante, parece um dos episódios de Black Mirror, mas não é.

Equipes de robôs cooperativos podem se revelar úteis em vários cenários do mundo real, como missões de busca e resgate após desastres naturais. A capacidade de manter o peso e o tamanho reduzido, utilizando um robô de tipo escoteiro com óptica avançada e combinando-o com parceiros de uso específicos para perfuração de detritos, levantando escombros do caminho ou transportando alimentos e água para as vítimas poderiam manter trabalhadores de resgate fora de perigo logo após, por exemplo, um terremoto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.