RNP lança projeto para instituições de ensino e pesquisa

Batizado de Nasnuvens, projeto agrega aplicações e serviços para gestores de TIC, pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação de todo o Brasil

Author Photo
8:13 pm - 19 de setembro de 2018

A Rede Nacional de Pesquisas (RNP) lançou o Nasnuvens. O ambiente web é focado em aplicações e serviços em cloud computing para gestores de TIC, pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação de todo o Brasil. No portal, entre as ofertas disponíveis, estão aplicações próprias da RNP como o Edudrive, Mconf, Compute e FileSender, além de ferramentas de mercado como Office 365 da Microsoft e Gsuite for Education do Google.

Toda a tecnologia usada para construção do portal está baseada nos conceitos de Cloud Service Broker, que integra nuvens públicas e privadas, assim como as mais variadas soluções em um mesmo local, para facilitar a experiência de uso.

Conforme explica Jônatas Mattes, diretor de Cloud Computing da Globalweb, responsável pelo projeto, o usuário acessará com sua conta única da universidade (Single Sign-On), tendo disponível um portfólio de serviços da RNP para sua instituição. “Ele poderá adquirir serviços gratuitos ou pagos, disponibilizados diretamente pela RNP ou parceiros, por meio de um catálogo self-service, onde aplicações e servidores serão autoprovisionados e entregues ao usuário, que terá a gestão dos seus recursos por meio de um workspace”, explica.

Segundo ele, pelo portal será possível acompanhar a performance e os custos dos serviços, podendo os ajustar conforme suas necessidades. “O benefício é que os usuários terão acesso rápido a recursos tecnológicos de ponta da RNP e dos provedores de nuvem, democratizando a tecnologia e acelerando a pesquisa e a inovação”, reforça .

Projeto na prática

O desenvolvimento da primeira versão durou cerca de cinco meses e representa um grande passo para fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico do Brasil, segundo a RNP. Ainda na visão da entidade, o projeto é fundamental para ampliar a cooperação entre pesquisadores, pois tem como diferencial o uso da abordagem do Design Thinking, combinada com metodologias ágeis, que colocam o usuário final no centro do processo e criam soluções de forma colaborativa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.