RNP lança chamada para incentivar pesquisa em novas arquiteturas de internet

Author Photo
7:37 am - 30 de outubro de 2015
RNP lança chamada para incentivar pesquisa em novas arquiteturas de internet
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN) lançou chamada para professores e alunos das áreas de computação e redes de computadores de universidades brasileiras para que eles possam participar do ambiente de experimentação Future Internet Brazilian Environment for Experimentation (Fibre), laboratório virtual que promove o uso de testes de novas aplicações e modelos de arquitetura de rede para fomentar ideias sobre a internet do futuro
 
Com a chamada, que se encerra no dia 8 de novembro, a RNP busca incentivar o uso educacional da plataforma, possibilitando que alunos de computação tenham acesso a um ambiente de experimentação real. 

Os candidatos selecionados deverão criar exercícios práticos, documentados em formato de videoaula. No longo prazo, segundo a rede, o objetivo é familiarizar os estudantes e docentes a testbeds e redes programáveis para incentivar pesquisas em novas arquiteturas de internet alternativas à rede atual.
  
Para participar, os candidatos deverão escolher um dos três exercícios pré-selecionados do livro Redes de computadores e a internet: uma abordagem top-down (Kurose e Ross, 6ª edição), executá-los no testbed Fibre, alocando recursos em duas ilhas de experimentação, e editar uma videoaula utilizando a ferramenta de autoria Cacuriá, de criação de objetos de aprendizagem. O resultado da seleção será divulgado no dia 13 de novembro.

Mais informações e para inscrição, é preciso acessar o site do programa.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.