RNP formaliza novo centro de dados para pesquisa com a Elea

Infraestrutura voltada para instituições do Sistema RNP ficará em Brasília (DF) e é a segunda do Programa Conecta

Author Photo
3:15 pm - 10 de janeiro de 2025
Imagem: Shutterstock

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou essa semana que incluiu mais um centro de dados (CND) para instituições de ensino e pesquisa do Sistema RNP. Trata-se de um acordo de cooperação técnica com a Elea Data Centers. Os valores envolvidos não foram divulgados.

A infraestrutura fica no data center Tier 3 da Elea, em Brasília (DF), que troca o tráfego da região e opera com energia renovável. A iniciativa busca ampliar a disponibilidade do serviço de colocation para a comunidade acadêmica, assim como habilitar ofertas e modelos de negócios, dizem as partes.

“Os Centros Nacionais de Dados são espaços para a prestação de serviços de forma distribuída em prol das instituições do Sistema RNP. O primeiro serviço disponibilizado é o de colocation, que viabiliza a estruturação de novas ofertas, como armazenamento seguro de dados de larga escala, nuvem híbrida comunitária, inteligência artificial (IA) e computação de alto desempenho (HPC)”, explica Antônio Carlos Nunes, diretor de serviços e soluções da RNP.

Leia também: Meta muda política de moderação: liberdade de expressão ou discurso de ódio?

Uma das frentes do Programa Conecta, do MCTI, os CNDs recebem recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O primeiro CND foi inaugurado em 2024, em São Paulo. A expectativa é de que o centro de Brasília entre em operação no primeiro semestre de 2025.

“É extremamente importante termos uma parceria como essa com uma entidade voltada para a pesquisa e área de desenvolvimento. Essa troca de informação e tecnologia vai ser muito importante para alavancarmos novos negócios e desenvolver a área de pesquisa, que é extremamente importante para nosso País”, diz Márcia Salomão, diretora de negócios de governo da Elea.

A Elea tem nove data centers distribuídos em cinco metrópoles brasileiras, com capacidade e escala para acomodar grandes provedores de nuvem, conteúdo e de serviços, além do mercado corporativo, diz a empresa. A empresa tem infraestrutura de TI em Brasília, Porto Alegre e Curitiba.

A RNP ainda terá um terceiro centro em Fortaleza (CE), no Ceará. A previsão é que ele entre em operação no segundo semestre de 2025.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.