Governo do RJ terá que substituir até 20 mil computadores após ataque

Mudança será necessária para garantir que criminosos não tenham mais acessos aos sistemas públicos da capital

Author Photo
11:59 am - 08 de setembro de 2022
ataque Imagem: Shutterstock

O ataque hacker ao sistema digital da prefeitura do Rio de Janeiro fez com que o município tenha que substituir até 20 mil computadores – o equivalente à metade do seu parque tecnológico, para normalizar todos os serviços afetados. A troca será necessária para atualizar os softwares, como forma de garantir que a proteção para eliminar ou evitar a invasão da rede seja eficaz.

A defasagem tecnológica ocorre porque esses computadores ainda rodam com o Windows 7, que deixou de ser atualizado pela Microsoft desde janeiro de 2020, inclusive com recursos que poderiam ajudar a evitar a contaminação.

“Em um primeiro momento, trocaremos de cinco mil a seis mil computadores, priorizando os sistemas essenciais, como os que atendem os setores financeiro, de arrecadação, administrativo, pagamento de benefícios sociais e licenciamento. No início do governo, já havia um plano de atualizar os softwares, mas esse incidente vai acelerar a renovação”, explicou Tony Ferreira de Carvalho Issaac Chalita, secretário municipal de Governo e Integridade Pública. Segundo ele, o total de itens a serem comprados vai depender de uma avaliação dos modelos existentes.

O custo total da substituição ainda não está fechado, segundo a prefeitura. No entanto, na semana passada, chegou um primeiro lote com 1,2 mil computadores adquiridos por cerca de R$ 8 milhões, em um contrato que já havia sido licitado pelo Sistema de Registro de Preços. Por esse tipo de compra, o poder público exige que os fornecedores interessados em participar do edital devem concordar em deixar registrado no sistema o preço oferecido por um determinado período (geralmente um ano). Usando esse valor como parâmetro, o município poderá ter que desembolsar cerca de R$ 133 milhões.

Após três semanas do ataque cibernético, o município ainda não identificou de onde partiu a invasão nem tem evidências de que dados sensíveis, como informações dos contribuintes, tenham sido copiados. O caso também é investigado pela polícia. Os técnicos da prefeitura não definiram sequer o prazo para restabelecer integralmente os serviços on-line. A previsão é reativar todos os sistemas considerados prioritários em 30 a 45 dias.

A prefeitura conta com cerca de 800 sistemas digitais, sendo que 120 já foram normalizados, embora o site oficial da prefeitura ainda esteja fora do ar por medida de segurança. Os cariocas já conseguem, por exemplo, emitir guias de IPTU, ISS e ITBI, além da Nota Fiscal. No entanto, ainda há serviços indisponíveis; outros estão sendo prestados só de forma presencial.

*Com informações do Jornal O Globo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.