Revendas de soluções de segurança registram balanço positivo em 2016

Author Photo
1:04 pm - 18 de novembro de 2016
Revendas de soluções de segurança registram balanço positivo em 2016

O mercado de cibersegurança está aquecido. De acordo com previsão do IDC, a receita global com tecnologias para o setor, sejam elas softwares, hardwares ou serviços, chegará a US$ 101,6 bilhões em 2020. Mais um indicador aponta para o momento positivo: pesquisa conduzida pela Aker Security Solutions junto a 80 representantes de empresas do segmento de revenda e integração de segurança digital aponta que, mesmo diante do período de crise econômica, a expectativa do setor é terminar o exercício de 2016 forma “Surpreendentemente Positiva” ou com “Expressivo Crescimento”, segundo 45% das empresas.

Contrariando o cenário pessimista, nenhuma resposta foi classificada como “Ruim ou Desastroso” e apenas 25% classificaram o resultado anual como “Moderadamente Fraco” ou “Estável”. Por sua vez, a soma dos demais respondentes, que atinge os 30% do total, reportou que houve ao menos um “Crescimento Moderado” em relação a 2015.

Entre os fatores positivos para o ambiente de negócios em segurança, a pesquisa detectou respostas espontâneas que apontam, de forma confluente, para o forte aumento das operações digitais em todas as áreas de negócios e para o crescimento das vendas de soluções  de segurança para empresas pequenas e médias que antes investiam apenas em itens de custo muito baixo, como antivírus, anti-spam e sistemas de firewall genéricos disponíveis para download. 

Segurança Móvel em Alta
A pesquisa apurou também quais os produtos de segurança mais promissores para as revendas em 2017 segundo a visão dessas próprias empresas. Com 55 citações, o item mais promissor, segundo as respostas coletadas, são as centrais unificadas de gestão de segurança (Firewall UTM), um tipo de aparato que até bem pouco tempo estava restrito ao mercado de grandes empresas e órgãos governamentais.

Em segundo lugar nas citações, com 37 respostas espontâneas, aparecem as soluções antivírus e anti-spam, mostrando que as vendas de segurança básica ainda compõem o carro-chefe dos negócios de segurança no Brasil.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.