Retorno aos escritórios no pós-pandemia deve respeitar a estas 5 fases, alerta consultoria

Robert Walters orienta medidas para garantir um retorno seguro das atividades presenciais

Author Photo
4:30 pm - 13 de julho de 2020

A medida que as organizações planejam um retorno às atividades presenciais, muitas dúvidas a respeito do que é necessário para garantir a segurança dos funcionários surgem. Na visão da Robert Walters, consultoria britânica de recrutamento e seleção, as organizações devem planejar cuidadosamente um conjunto de medidas de segurança que incluem a utilização de equipamentos, a reorganização de áreas compartilhadas, o estabelecimento de restrições de horários.

A consultoria desenvolveu uma pesquisa onde entrevistou 2.000 empresas nos 31 países onde possui operações, abordando o tema “Retornando para o novo mundo do trabalho – Um guia para líderes empresariais”.

Para retornar à vida normal no escritório será preciso tomar medidas para garantir que o ambiente esteja 100% seguro antes de os colaboradores começarem a retornar. Por esse motivo, muitas empresas já começaram a formular um plano de retorno ao escritório e dividiram o mesmo em 5 fases.

Fase 1 – Abrindo escritórios

Escritórios estão preparados para estarem de acordo com todas as restrições do Covid-19. Colaboradores podem se voluntariar para um retorno parcial. Os que escolherem retornar podem agendar uma visita ao escritório com o departamento de RH para garantir que a ocupação do escritório seja menor que 25%. Pessoas que usam transporte público para chegar ao escritório poderão continuar trabalhando de casa.

Fase 2 – Revezamento de equipes

Uma vez que as restrições do governo sejam menos rigorosas e a ocupação do escritório possa aumentar, os colaboradores podem ser revezados para irem ao escritório em diferentes dias. Todos ainda estão podem trabalhar de casa, mas os colaboradores precisam avisar seus gestores do que pretendem fazer. Ocupação do escritório é mantida a menos que 50%.

Fase 3 – Horário flexível

Horas de trabalho flexíveis são implementadas para garantir que o trajeto ao escritório através de transporte público seja segura, permitindo assim que todos os colaboradores possam retornar ao escritório durante essa fase. A ocupação do escritório ainda permanece menor que 50%.

Fase 4 – Aumentando a ocupação do escritório

O colaboradores são encorajados a retornar ao escritório em um número fixo de dias por semana, mas aqueles com preocupações de saúde são encorajados a ficar em casa. Ocupação sobre para 75%.

Fase 5 – Retorno completo ao escritório

Todos os colaboradores são encorajados a retornarem ao escritório. Contudo, maior flexibilidade para trabalhar de casa. Ocupação sobe para 90%.

Uma nova forma de encarar o trabalho

A Covid-19 desafiou algumas das visões preconcebidas sobre a produtividade dos funcionários no escritório. Com uma grande parte da força de trabalho global realizando um trabalho remoto bem-sucedido, trouxe em questão os horários rígidos do escritório e as políticas de trabalho da maioria das organizações. Por esse motivo, segundo a Robert Walters, foram discutidas três possíveis mudanças que podem se tornar permanentes após a pandemia.

O escritório

  • 37% das organizações consideram diminuir o tamanho do escritório

Antes do covid-19 algumas empresas foram consideradas modelos a serem seguidos devido aos seus escritórios inovadores, oferecendo até algumas regalias como baristas, academias no local e salas de jogos. O que todos esses escritórios têm em comum é que eles são baseados em um plano de escritório aberto. Esse layout permite pouco espaço entre os trabalhadores.

Alguns especialistas dizem que esse modelo pode ser redesenhado facilmente para garantir a segurança dos funcionários. Reduzir o espaço do escritório pode ser outra tendência dos locais de trabalho após o Covid-19.

Trabalho remoto

  • 26% dos colaboradores não podiam trabalhar de casa antes do Covid-19, mas 88% esperam ter mais flexibilidade quando a pandemia terminar

A Covid-19 lançou o maior experimento de trabalho remoto do mundo. O maior medo dos líderes de negócios foi a diminuição da produtividade, mas 32% dos profissionais pesquisados acreditam que sua produtividade permaneceu estável e 45% viram sua produção aumentar. As empresas podem ter que reavaliar seus modelos de trabalho, na verdade 73% das empresas entrevistadas planejam permitir um trabalho remoto mais frequente.

‘’Embora a flexibilidade no trabalho tenha vindo para ficar, os líderes de negócios planejam proceder com cautela. Muitos entrevistados enfatizam a importância do contato presencial e comunicação aberta para manter um bom relacionamento com os colaboradores”, destaca Leonardo de Souza, country manager da Robert Walters Brasil.

Liderança

  • 64% dos colaboradores acreditam que os líderes precisam focar mais nos resultados do que no tempo gasto para realizar uma tarefa

A pesquisa mostra que, durante o isolamento, 72% dos gestores mediam a produtividade de sua equipe em base no volume de tarefas concluídas. Ao mesmo tempo, 48% usou a medida mais tradicional de horas trabalhadas. Para o trabalho remoto ser um sucesso no novo mundo do trabalho é importante que os líderes possam mudar para uma abordagem baseada em resultados e usar as metas alcançadas como forma de medida para o sucesso. Para muitas organizações, isso pode ser desafiador, 59% dos empregadores pesquisados acreditam que seus líderes seniores preferem formas mais tradicionais de trabalhar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.