Rentcars.com lança aplicativo de web progressivo para locação de veículos

Clientes da empresa passam a ter funcionalidades do app no browser

Author Photo
12:15 pm - 22 de junho de 2018

A Rentcars.com, plataforma de comparação de preços e locação de veículos da América Latina, acaba de lançar seu Progressive Web App (PWA), tecnologia que mescla as melhores funcionalidades de um aplicativo nativo e de um website. A empresa é a primeira no segmento de locação de veículos a fazer essa inovação, em parceria com o Google no Brasil. Entre suas vantagens, o mecanismo utiliza 75% menos dados e espaço do que um app convencional e oferece uma experiência mais rápida e com mais engajamento para o usuário.

Dessa forma, os clientes da Rentcars.com passam a ter todas as funcionalidades do próprio aplicativo só que dentro do browser, facilitando muito sua vida, pois ele não precisa sair do navegador para ir até o app.

Eduardo Cardoso, diretor de Tecnologia da Rentcars.com, destaca que o lançamento do PWA é resultado de uma busca contínua para oferecer a melhor experiência às pessoas. “Essa busca norteia as tecnologias que desenvolvemos, sempre focando no que há de mais moderno no mercado. Contamos com um time de tecnologia antenado e focado no que há de melhor”.

Outro grande diferencial do PWA é melhorar a experiência de quem navega ao apresentar um visual intuitivo, muito parecido ao de um aplicativo nativo, além de permitir a interação com as funcionalidades do celular, como GPS, câmera, microfone, etc, e possibilitar que o usuário acesse algumas funcionalidades offline, como a área do cliente.
Bruno Salgado, engenheiro de software que faz parte da equipe responsável pelo PWA na Rentcars.com, destaca a intuitividade do sistema. “Com o PWA, queremos que o usuário tenha uma experiência de navegação Web tão boa quanto a de um App nativo em seu Smartphone. O PWA permite que o cliente tenha uma navegação progressiva, que ele possa utilizar alguns recursos mesmo quando offline e esteja sempre com a versão atualizada, dentre outras funcionalidades”.

A garantia de segurança de dados é mais uma vantagem do PWA. Um dos pré-requisitos para o funcionamento da plataforma é ser https, formato que garante uma camada adicional de segurança e faz a transmissão de dados por meio de uma conexão criptografada. Já para quem acredita que o atalho de um aplicativo facilita o acesso das plataformas mais utilizadas, a tecnologia também permite essa funcionalidade. Esse ícone, ao contrário de um app nativo, não precisa ser atualizado, ou seja, ao abrir o PWA as informações são sincronizadas em tempo real.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.