Remessas mundiais de PCs têm crescimento estável. AL apresenta declínio

Escassez de CPU pode trazer novos desafios para o mercado de PCs, mas não afetará a demanda, segundo o Gartner

Author Photo
9:17 am - 15 de outubro de 2018
Remessas mundiais de PCs têm salto estável. AL apresenta declínio Remessas mundiais de PCs têm salto estável. AL apresenta declínio

Os embarques mundiais de PCs totalizaram 67,2 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2018, aumento de 0,1% em relação ao mesmo período de 2017, de acordo com resultados preliminares do Gartner.

Segundo o levantamento, EMEA, Ásia/Pacífico e Japão experimentaram crescimento no terceiro trimestre de 2018, enquanto os EUA e a América Latina apresentaram decréscimo. A América Latina mostrou o declínio mais acentuado, de 8,5%, depois de mostrar alguma estabilização no início de 2018. No entanto, esses resultados estão de acordo com as expectativas do Gartner em vista das restrições de fornecimento de CPU para o resto do ano.

“O mercado de PCs continuou a ser impulsionado pela demanda constante de PCs corporativos, principalmente por causa das atualizações de hardware de PC do Windows 10. Esperamos que o ciclo de atualização do Windows 10 continue até 2020, altura em que a demanda de atualização diminuirá”, disse Mikako Kitagawa , analista principal do Gartner.

“Apesar do terceiro trimestre tipicamente mostrando fortes vendas de PCs para consumidores devido à temporada de volta às aulas, a fraqueza na demanda de PC dos consumidores continuou, compensando as fortes vendas no mercado de negócios.”

“Embora os resultados do terceiro trimestre não tenham mostrado nenhum impacto significativo, a escassez de CPU da Intel poderia influenciar o mercado de PCs a avançar com aumentos de preços e mudanças no panorama dos fornecedores. Por mais que essa escassez tenha alguns impactos de curto prazo, o Gartner não vê nenhum impacto duradouro na demanda geral de PCs. A expectativa atual é de que a escassez continue em 2019, mas a Intel priorizará o CPU topo de linha, assim como as CPUs para PCs empresariais. Enquanto isso, a AMD vai pegar a parte do mercado onde a Intel não pode fornecer CPUs”, completou ele.

Fabricantes

A Lenovo garantiu o primeiro lugar no mercado mundial de PCs com um crescimento de 10,7%, impulsionado pela recuperação do mercado comercial e pela joint venture com a Fujitsu. A HP caiu para a segunda posição, mas registrou o quarto trimestre consecutivo de crescimento de embarques ano após ano. A HP mostrou forte crescimento de remessa de desktops, o que indicou forte demanda entre compradores corporativos.

A Dell experimentou seu décimo trimestre consecutivo de crescimento de vendas, com crescimento de 5,3% no terceiro trimestre de 2018. Ela teve um bom desempenho na região EMEA, Ásia / Pacífico e Japão, mostrando crescimento tanto em desktops quanto em PCs móveis nessas regiões. No entanto, seus embarques caíram na América Latina e nos EUA devido à fraqueza do mercado de PCs móveis.

No mercado de PCs dos EUA, os embarques diminuíram 0,4% em comparação com o terceiro trimestre de 2017. Enquanto as remessas de desktops ficaram estáveis, as remessas de PCs móveis diminuíram ligeiramente em comparação com um ano atrás.

O principal impulsionador do mercado continuou a ser a demanda por PC comercial. “Os resultados do terceiro trimestre confirmaram a mudança contínua para os Chromebooks entre as instituições educacionais norte-americanas de ensino fundamental e médio. Embora os PCs ainda sejam o principal dispositivo para os estudantes do ensino superior, a maioria dos alunos já possui computadores antes de partir para a faculdade, portanto, há uma demanda limitada por novos PCs de vendas de volta às aulas”, comenta o executivo.

A HP continuou a ser líder de mercado nos EUA, com 30,7% do mercado. Apesar de sofrer um declínio de 0,8%, a Dell permaneceu na segunda posição. A empresa pode ter sido impactada pela fraqueza da demanda de PCs móveis nos Estados Unidos devido ao seu alvo específico do mercado consumidor de alta qualidade, incluindo jogos.

As remessas de PCs na EMEA alcançaram 18,9 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2018, um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior. A demanda de PC do consumidor em geral continuou a diminuir, enquanto as vendas de PCs empresariais continuaram sendo a única coisa que sustentava o mercado. No entanto, espera-se que a demanda impulsionada pelas atualizações do Windows 10 na Europa Ocidental diminua no futuro.

As remessas de PCs na Ásia / Pacífico totalizaram 24,3 milhões de unidades, um aumento de 0,3% em relação ao terceiro trimestre de 2017. A demanda de PCs do segmento comercial impulsionou o mercado. Embora o segmento de consumidores continuasse sendo desafiador em termos de vendas unitárias, a demanda permaneceu na faixa intermediária a pontos de preço premium, sinalizando compras de consumidores que procuram recursos, funções e qualidade construídas para necessidades específicas. Os embarques na China cresceram 0,8% no terceiro trimestre de 2018, mostrando uma contínua recuperação gradual de um declínio constante nos últimos trimestres.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.