Categories: Notícias

Remessas globais de dispositivos ficarão estáveis até 2018, prevê Gartner

As remessas mundiais de dispositivos – que incluem vendas globais combinadas de PCs, tablets, ultraportáteis e celulares – ficarão estáveis até 2018, prevê o Gartner. Para 2017, a estimativa é de total de 2,3 bilhões de unidades, mesmo número de 2016.

Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner, destaca que o mercado global de dispositivos está estagnado. “As vendas de celulares só estão crescendo nas regiões emergentes da Ásia/Pacífico. O setor de PCs está na pior fase de seu declínio”, disse Atwal.

Aproximadamente 7 bilhões de telefones, tablets e PCs estavam em uso no mundo até o final de 2016. O Gartner, no entanto, não espera nenhum crescimento nas vendas de dispositivos tradicionais até 2018, quando um pequeno aumento nas remessas de ultraportáteis e celulares é previsto. “Assim como a queda no aumento de remessas para dispositivos tradicionais, os preços médios de vendas também estão começando a estagnar por causa da saturação do mercado e de um desenvolvimento reduzido da inovação”, afirma Atwal. 

Atwal lembra também que consumidores têm menos motivos para fazer upgrades ou comprar aparelhos tradicionais. “Eles buscam experiências e aplicativos novos em categorias crescentes, como Head Mounted Displays (HMDs, modelos de display usados na cabeça), Virtual Personal Assistant (VPA, assistente pessoal virtual), alto-falantes e dispositivos vestíveis.”

O Gartner prevê ainda que o setor de PCs se beneficiará com um ciclo de substituição no final deste período de projeções, voltando a crescer em 2018. O segmento de celulares também será favorecido com as trocas. No entanto, há uma diferença entre os mercados consolidados e em desenvolvimento. “As pessoas que estão em países emergentes ainda enxergam os smartphones como seus dispositivos principais de computação e os substituem com mais frequência do que os consumidores de mercados consolidados”, completa.

Remessa mundial de dispositivos por tipo – 2016-2019 (milhões de unidades) 

Observação: A categoria Ultraportáteis (Premium) inclui dispositivos com produtos como o Windows 10 Intel x86 da Microsoft e MacBook Air da Apple. A categoria Ultraportáteis (Básicos e Utilitários) inclui dispositivos como iPad, iPad mini, Samsung Galaxy Tab S2, Amazon Fire HD, Lenovo Yoga Tab 3 e Acer Iconia One. 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

21 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

21 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

23 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago