Relatórios divergem sobre situação do mercado de smartwatches

Author Photo
12:44 pm - 04 de novembro de 2016

Qual a verdadeira situação do mercado de smartwatches? Recentemente o IDC divulgou um relatório apontando que as vendas caíram 50% em relação a 2015. No entanto, a empresa de pesquisas Canalys discorda.

Sobre a alegação da IDC de que as remessas totais – o volume de dispositivos enviados aos varejistas para serem vendidos aos consumidores – caíram de 5,6 milhões no terceiro trimestre de 2015 para apenas 2,7 milhões no terceiro trimestre de 2016, a Canalys argumentou que eles subiram 60%, somando 6,1 milhões de embarques.

Ambas as empresas consideraram o Apple Watch como o dispositivo mais vendido – a Canalys disse que foram 46% dos embarques, enquanto o IDC informou 41% -, mas discordaram sobre quem veio em seguida, e sobre o marketshare. A Canalys listou Samsung (18%), Fitbit (17%), Garmin (3%) e Pebble (2%), enquanto o IDC apontou o a participação de mercado como: Garmin (21%), Samsung (14%), Lenovo e Pebble (3% cada).

A IDC usou seus dados para afirmar que os smartwatches “não são para todos”, mas a Canalys está mantendo seu discurso de crescimento por mais um trimestre. Isso porque a empresa acredita que os feriados de fim de ano e o impacto da segunda geração da Apple Watch são dois fatores importantes que poderiam indicar a saúde atual e o futuro imediato dos smartwatches. Ambas as empresas concordaram que vazamentos antes do lançamento do Apple Watch 2 e as atualizações iterativas feitas para o iPhone 7 podem afetar o interesse e as vendas do Apple Watch no período recente do terceiro trimestre de 2016.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.