Relacionamento, eficiência, inovação: a transformação digital do Iguatemi

Samantha Martins, CIO do grupo de shoppings, detalha estratégia e desafios enfrentados pela empresa durante a pandemia

Author Photo
1:32 pm - 13 de abril de 2021
Samantha Martins, CIO do Grupo Iguatemi Samantha Martins, CIO do Grupo Iguatemi (Foto: Divulgação)

Transformar digitalmente a operação da rede de shoppings que compõe o Grupo Iguatemi é um desafio. São 14 shopping centers, 2 outlets e 3 torres comerciais espalhados pelo Brasil. Juntos eles superam 700 mil m². Um exemplo desse esforço foi o lançamento da plataforma de e-commerce Iguatemi 365 no fim de 2019. O site tenta unir presença física dos lojistas ao mundo digital, proporcionando uma experiência omnichannel 

Se você prestou atenção na data de lançamento perceberá que antecede, por poucos meses, o início do isolamento social decorrente da pandemia. “Não tínhamos ideia naquele momento de como era feliz o lançamento”, conta Samantha Martins, CIO do Iguatemi. A plataforma foi criada tendo como base uma solução de mercado, com desenho e estratégia da empresa. 

O objetivo da iniciativa era, ao menos inicialmente, reforçar a atuação offline, “que é onde criamos o encantamento”. No entanto, conforme a pandemia avançavase tornou a única forma de alcançar o consumidor. 

Leia mais: Ex-Amazon, Matt Swann é o novo diretor de tecnologia do Nubank

Ele [o e-commerce] cresceu muito no início [da pandemia], no período de shoppings fechados. Em alguns lugares chegou a 60 dias. Criamos outras opções e alternativas para os clientes, mas sem dúvida naquele momento fez muito sentido e teve um crescimento acima do projetado inicialmente.”, conta a executiva. 

Uma segunda iniciativa digital de relacionamento com o cliente é o Iguatemi One, plataforma de fidelidade que oferece serviços, e que inclui recursos de gameficação em um aplicativo móvel. Para ela, o grande propósito desses lançamentos para a transformação digital do grupo de shoppings é criar experiências “memoráveis e únicas”. 

Desafio de infraestrutura 

Samantha Martins é diretora de tecnologia do Iguatemi desde 2014. Administra atualmente, além dos shoppings e centros de compra, infraestrutura tecnológica da holding. São cerca de 30 pessoas sob o comando da CIO, cuidando de 3 mil espaços, seja do negócio online ou offline.  

Trata-se de um desafio particularmente relevante ao se considerar que a empresa cresceu, em parte, com base em aquisições e portfólios diferentes entre siToda a infraestrutura tecnológica do grupo é administrada pela TI, e as plataformas da empresa são o elo com o lojista. 

Desde 2017 a executiva capitaneia uma série de projetos para ganho de eficiência. Isso é possível porque, segundo ela, o ambiente de TI dos shoppings pode ser considerado estável, sem mudanças ao longo do tempo, mas a necessidade de performance impulsionou iniciativas de otimização e, de outro lado, investimentos em inovação.  

A plataforma de SAP foi a primeira, já que ela é o nosso grande centro de custo”, conta a executiva. “Tínhamos dois desejos: desenhar a jornada do cliente e do lojista. Migramos a sustentação com a SAP direto para Rimini. Isso já gerou uma redução importante no contrato. 

O projeto de suporte independente feito com a Rimini Street e mencionado por Samantha permitiu economias operacionais desde que foi implantado. Isso levou a empresa a redirecionar investimentos para uma plataforma de relacionamento com o consumidor (CRM) da Salesforce – projeto que atualmente tem aproximadamente o mesmo orçamento do SAP. 

Em 2019 houve um segundo projeto com a Rimini, dessa vez de sustentação AMS (Application Management Services), em que a empresa de tecnologia cuida da gestão e do suporte dos sistemas de tecnologia instalados na companhia. A estratégia de parceiro único não sé reduziu custos, mas também “mudou a cara da TI, que ainda era aquela que tirava pedido”, conta Samantha. “Queríamos sentar na mesa para tomar decisões e influenciar o negócio. Tínhamos capacidademas muitas vezes faltava tempo. 

Desde 2019, os dois projetos com a Rimini permitiram economias de R$ 4 milhões. 

Tempo para inovar 

Segundo a executiva, antes de se concentrar em projetos mais estratégicos a TI do Iguatemi estava “de alguma forma enxugando gelo”, e agora consegue atuar na causa raiz de problemas de negócioUroadmap de iniciativas foi adotado e inclutecnologias como IA, com chatbots e automação por robôs (RPA) no back-officeO movimento aumentou o reconhecimento da TI e permitiu resolver questões que antes estavam em um longa fila de espera. 

Esses investimentos se intensificaram desde o início da pandemia. De uma cultura bastante presencial, a empresa migrou para o trabalho remoto e acelerou projetos de assinatura digital em um piloto acelerado e com implementação em três meses. Iniciativas de chatbot e RPA também ganharam velocidade.  

Conseguimos tirar da gaveta vários projetos. E a nossa maturidade digital cresceu de modo geral”, conta a executiva. “Fizemos vários treinamentos remotos, demos acesso a treinamentos gerenciais para mais gente. Democratizamos mais algumas iniciativas. 

Um grupo de inovação também foi criado, e apostou em iniciativas como uma parceria com o iFood para facilitar entregas de lojas dentro dshoppings, além de um piloto usando drones durante o período de fechamento das lojas 

Estamos experimentando para ver como é. Tem sido bacana”, conta a CIO. “Alguns testes que fazemos são muito para avaliar a maturidade da tecnologia, não necessariamente vão ganhar escala. 

Parcerias com startups para outras tecnologias inovadoras no futuro também fazem parte do cronograma. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.